Exército assinala 188 anos do reconhecimento do Estado-Maior do Exército
Órgão serve para apoiar, estudar e monitorizar as atividades deste ramo das Forças Armadas.

© exército

País Exército
O Exército Português assinalou na quinta-feira o aniversário do Estado-Maior do Exército (EME), um órgão de apoio e de planeamento que fez 188 anos de existência no passado dia 20 de março.
Numa nota no site do Exército, o ramo das forças armadas dá conta que a cerimónia, que decorreu na quinta-feira, foi presidida pelo chefe de Estado-Maior do Exército, o general Eduardo Mendes Ferrão, que enalteceu "a disponibilidade e profissionalismo dos militares e funcionários civis que servem no EME e na sua unidade de apoio".
A instituição marca o dia 20 de março como o aniversário do EME, considerando a 'Ordem do Dia' de 20 de março de 1835 como a primeira referência à entidade.
"São já quase dois séculos de existência, durante os quais este órgão tomou as mais diversas configurações organizativas", descreve o Exército. Segundo explica o próprio site do EME, o órgão "estuda, concebe e planeia a atividade do Exército", contando com um vasto número de tarefas que passam desde a monitorização ao estudo das atividades da instituição.
Convém esclarecer que, embora o chefe do Exército seja considerado o Chefe do Estado-Maior do Exército, este não é o responsável pela chefia direta do EME.
Na cerimónia estiveram também presentes o vice-chefe do Estado-Maior do Exército, o tenente-general Guerra Pereira, e o diretor coordenador do EME, o major-general Neves de Abreu.
Leia Também: Soure e Exército cooperam para construção de uma ponte militar
Comentários
Regras de conduta dos comentários