Meteorologia

  • 19 JUNHO 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Água para consumo não é igual em Portugal. Veja como é no seu município

Assinala-se a 22 de março o Dia Nacional da Água.

Água para consumo não é igual em Portugal. Veja como é no seu município
Notícias ao Minuto

13:20 - 22/03/23 por Notícias ao Minuto

País Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água assinala-se esta quarta-feira, e, para além das mensagens de consciencialização e dos desafios propostos neste âmbito, há também informações outro tipo de informações, como a qualidade da água para consumo humano, que podem ser importantes conhecer.

"Descubra quais os munícipios do país que têm água de boa qualidade, os que têm mais análises realizadas e com cumprimento de qualidade. Hoje assinala-se o Dia Mundial da Água", lembra, numa publicação partilhada no Twitter, a base de dados Pordata.

O 'top 5' dos municípios onde existe maior percentagem de água canalizada controlada e de boa qualidade é então relembrado por esta base de dados, cujos dados mais recentes são de 2021. Alenquer, Almeida, Barreiro, Batalha e Belmonte são os locais que ocupam os primeiros cinco lugares, considerando o indicador 'Água Segura'. Há ainda outros municípios a que é dado o valor 100, como, por exemplo, Valongo ou Vila do Conde, entre outros, que podem ser consultados aqui.

Já no 'fundo do poço' encontram-se outros cinco municípios. Proença-a-Nova, Tondela, Ribeira de Pena, Sever do Vouga e Fronteira são os sítios onde o indicador acima referido tem um valor mais baixo, a variar entre os 85 (Fronteira) e os 95,9 (Proença-a-Nova).

Há outros indicadores, como o número de análises realizadas, tidos em conta no site. Pode consultar as informações aqui.

Leia Também: "Sem água não há vida". Santos Silva apela à luta contra o desperdício

Recomendados para si

;
Campo obrigatório