Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Sabia que ao reciclarmos poupamos água? E que a água pode ser reciclada?

Neste Dia Mundial da Água lembramos, através de um artigo assinado por Madalena Martins, responsável de Sensibilização Ambiental na Resialentejo, que a água é um recurso precioso, que deve ser poupado e utilizado da melhor maneira. 

Sabia que ao reciclarmos poupamos água? E que a água pode ser reciclada?
Notícias ao Minuto

09:24 - 22/03/23 por Notícias ao Minuto

País Dia Mundial da Água

Podemos poupar água cada vez que lavamos as mãos ou escovamos os dentes. Sabia que uma torneira aberta 1 minuto pode levar ao desperdício de 12 litros de água? E que ao lavar os dentes com a torneira aberta podemos gastar 36 litros, enquanto com a torneira fechada apenas 0,3 centilitros?

Há muitas maneiras de poupar água nas nossas atividades do dia a dia, que até já nos preocupamos em fazer. Hoje recordamos que ainda há outros modos de preservar este elemento tão importante. Tem conhecimento de que quando reciclamos poupamos água? E que a água pode ser reciclada?

Com pequenos gestos diários, conseguimos poupar muitos litros de água que fazem a diferença no presente e no futuro porque a água é essencial à vida.

Existe água reciclada?

É verdade, existe água reciclada que pode ser utilizada em lavagens ou regas de jardins, por exemplo. 

Já várias Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) reciclam as águas que provêm de esgotos domésticos ou industriais de forma a que possam voltar a ser utilizadas em atividades do dia a dia. 

Através de tratamentos apropriados, estas “águas sujas” são limpas de detritos, o que permite a poupança de água e promove a economia circular. 

Na Resialentejo, a água proveniente da Estação de Tratamento de Águas Residuais de Beja, depois de reciclada, é reutilizada para a lavagem de viaturas de recolha seletiva e de pavimentos.

Ainda no Alentejo, um projeto-piloto utiliza a luz do sol para desinfetar a água tratada na ETAR de Beja para avaliar a sua utilização na agricultura. No futuro, cada vez mais água passará por um processo de reciclagem.

Reciclar papel poupa água?

Sim! Cada vez que coloca o seu papel usado e limpo no ecoponto azul ajuda a preservar árvores, mas também a poupar água.

Para produzir um kg de papel são precisos cinco mil litros de água, mas os produtos reciclados consomem menos água do que os produzidos a partir da matéria-prima virgem. 

A cada tonelada de papel reciclado poupam-se 23.400 litros de água face à produção de papel com matéria-prima virgem. Sabe a quantos chuveiros equivale esta poupança? 377. É muita água. 

Fazer plástico e metal também gasta água?

É verdade. Ao utilizar plástico reciclado para novos produtos é possível poupar metade da água e gastar apenas um terço da energia para os produzir.

Reciclar plástico também impede que este chegue a rios e mares, onde pode poluir as águas e ser ingerido por animais. 

O mesmo acontece com a reciclagem do metal. O processo de extração e fabrico de metais implica a utilização de grandes quantidades de água. Por cada tonelada de aço reciclado é possível evitar a extração de 1,5 toneladas de minério, assim como poupar, comparativamente à produção de raiz, 40% de água.

Outra das vantagens de contribuir para a reciclagem do metal é que fazer novos objetos com metal reciclado evita 76% da poluição aquática face ao uso de matéria-prima virgem. É um número impressionante.

Em que é que reciclar vidro ajuda a poupar água?

O correto encaminhamento de vidro para reciclagem permite reduzir a poluição da água, pois o vidro produzido a partir de vidro reciclado reduz a poluição da água em 50%.

Por outro lado, na reciclagem do vidro é possível poupar 50% da água que seria usada para produzir a mesma quantidade de material com matérias virgens.

Da próxima vez que for ao ecoponto, já sabe: está também a contribuir para a poupança de água!

Madalena Martins, Responsável de Sensibilização Ambiental na Resialentejo

Leia Também: Dia Mundial da Floresta. É hora de desfazer estes mitos sobre reciclagem

Recomendados para si

;
Campo obrigatório