Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Dia Mundial da Floresta. É hora de desfazer estes mitos sobre reciclagem

No Dia Mundial da Floresta, que se assinala esta terça-feira, dia 21 de março, damos-lhe a conhecer algumas curiosidades e mitos comuns sobre a reciclagem de papel e cartão, através de um artigo assinado por Madalena Martins, responsável de Sensibilização Ambiental na Resialentejo.

Dia Mundial da Floresta. É hora de desfazer estes mitos sobre reciclagem
Notícias ao Minuto

10:56 - 21/03/23 por Notícias ao Minuto

País Dia Mundial da Floresta

Por cada tonelada que reciclamos, estamos a proteger a floresta e a evitar o abate de mais de duas dezenas de árvores. Sabia que, diariamente, reciclamos uma quantidade de embalagens de papel e cartão que pesa o equivalente a dois foguetões?

Curioso, não é? E ao reciclarmos este material, poupamos também água e energia. A água não é perdida. Mais de 90% do que foi utilizado nos processos industriais é devolvido ao meio ambiente em condições adequadas.

Reciclar é promover a economia circular e trabalhar pela sustentabilidade. 

Os rótulos das garrafas podem ser reciclados?

Os rótulos podem ser reciclados. Para isso, devem seguir junto à embalagem para que não se percam durante o processo de reciclagem – como, por exemplo, os rótulos das garrafas de vinho e de água. Existem exceções e, nesses casos, sempre que solicitado na embalagem, os rótulos devem ser retirados e colocados no respetivo ecoponto – como acontece, por exemplo, com os dos detergentes.

O papel amachucado não pode ser reciclado? 

Pode! O papel amachucado pode ser reciclado desde que seja colocado no ecoponto correto: neste caso, falamos do ecoponto azul.

Depois de o papel ser reciclado uma vez tem de ir para o lixo comum?

Não é verdade! Depois de utilizado, o papel ou cartão reciclado deve ir novamente para o ecoponto azul para voltar a ter uma nova vida. 

Quantas árvores salvamos ao reciclar o papel?

Para se ter uma ideia, cada tonelada de papel reciclado permite evitar o abate de 22 árvores. Além disso, a reciclagem de papel gasta menos 75% de energia elétrica e polui menos 74% do que produzir papel virgem e este papel reciclado pode ainda ter mais 6 novas vidas.

Sabia que a partir de 30 caixas de cereais pode fazer-se uma caixa de cartão de 2 kg, suficiente para embalar um frigorifico?

Em média, ao longo da vida, cada pessoa poderia reciclar papel suficiente para produzir 85 mil caixas de ovos.

Quando vão recolher os ecopontos, o lixo é misturado nos camiões?

Não é verdade. Os camiões não misturam o lixo na recolha. Cada camião recolhe um material de cada vez. No centro de triagem, os diferentes tipos de lixo vão para zonas de tratamento específicas. 

Todo o papel é reciclável?

Não! Nem tudo aquilo a chamamos de papel pode ir para o ecoponto azul. Exemplos disso mesmo são o papel vegetal e os recibos das nossas compras, impressos em papel térmico e, por isso, não recicláveis. São compostos por vários materiais e têm químicos potencialmente nocivos que, se fossem reciclados, iriam para o meio ambiente. Outro exemplo são os guardanapos, que também não podem ser colocados no ecoponto azul. Mas podem ser colocados na compostagem, uma vez que a sua decomposição é rápida. 

Sabe quanto lixo produz por ano?

Todos os anos os portugueses produzem mais de 400 kg de lixo (aproximadamente 250 sacos) e 40.000 kg ao longo de toda a vida. Para se ter uma ideia, equivale ao peso de um avião comercial. Felizmente, a separação tem vindo a tornar-se uma prática cada vez mais frequente. Em 2004, abrangia apenas 41% dos lares. No entanto, os dados de 2020 revelam que 71% dos lares portugueses separam as suas embalagens.

No caso específico do Alentejo, em que a Resialentejo atua, a recolha seletiva registou, em 2022, um ligeiro aumento face ao ano anterior. No caso do papel e do cartão, foram recolhidas cerca de 2215,6 toneladas. De acordo com os dados mais recentes, só em janeiro deste ano foram recolhidas mais de 156 toneladas de papel e cartão, nos oito municípios abrangidos pela Resialentejo (empresa intermunicipal responsável pelo tratamento de resíduos no Baixo Alentejo, nos concelhos de Almodôvar, Barrancos, Beja, Castro Verde, Mértola, Moura, Ourique e Serpa), que detém também uma Central de Triagem de Papel e Cartão.

Madalena Martins, Responsável de Sensibilização Ambiental na Resialentejo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório