Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Navio na Foz do Douro ainda arde. 12 tripulantes foram resgatados

O incêndio num navio que deflagrou esta terça-feira obrigou ao resgate de 12 tripulantes, tendo os restantes sete tripulantes ficado a bordo.

Navio na Foz do Douro ainda arde. 12 tripulantes foram resgatados
Notícias ao Minuto

19:05 - 21/03/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Navio

Um incêndio que deflagrou num navio, na Foz do Douro, no Porto, está ainda ativo, obrigando ao resgate de 12 tripulantes. Os restantes sete tripulantes mantiveram-se a bordo do navio, que está a ser rebocado, avançou a Marinha Portuguesa, em comunicado.

"O navio tem a bordo gasóleo e combustível destinado a aviões (jet fuel) e não tem crude. A Marinha está a reforçar o material e as equipas de combate à poluição para alguma eventualidade de foco de poluição", pode-se ler ainda no comunicado.

O Instituto Hidrográfico, da Marinha, também se encontra a acompanhar a situação, "para a eventual necessidade de cálculo da deriva, em caso de foco de poluição".

Na missiva, pode ainda ler-se que "a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL), que tinha a bordo um piloto de barra no apoio ao navio que se dirigia para Leixões, conseguiu rapidamente colocar no local três navios-rebocadores a ajudar no combate ao incêndio", tendo também o Capitão do Porto do Douro e de Leixões empenhado duas embarcações da Estação Salva-vidas de Leixões.

O navio em chamas, batizado 'Greta K', está registado em Malta, partiu do porto de Sines nesta terça-feira e dirigia-se para o porto de Leixões, em Matosinhos.

O alerta para o incêndio na embarcação foi dado às 15h24, conforme informação publicada na página na Internet da Proteção Civil, levando à mobilização de vários meios da Capitania do Porto.

Durante a tarde, várias imagens do navio em chamas foram partilhadas nas redes sociais, à medida que decorriam os esforços por extinguir o incêndio, que terá começado na casa de máquinas do navio

"O incêndio deflagrou na parte de trás do barco, ou seja, na ré, onde está a casa das máquinas. Tudo indica que efetivamente o incêndio deflagrou na casa das máquinas, sem atingir os tanques de combustível", declarou o hidrobiólogo e investigador do ICBAS, Adriano Bordalo e Sá, citado pela Lusa.

Em declarações à Lusa, na Avenida Brasil, na marginal do Porto, um casal de espanhóis de visita à cidade referiu ter visto chamas na embarcação desde as 14h00. Pelas 17h00, avançou a mesma agência de notícias, era ainda visível um fumo negro a sair do navio, estando o incêndio a ser combatido com água, projetada por pelo menos duas outras embarcações.

Já às 17h45, segundo a aplicação Marine Traffic, a embarcação encontrava-se a quatro quilómetros da costa.

[Notícia atualizada às 19h35]

Leia Também: Navio em chamas ao largo do Porto registado em Malta e partiu de Sines

Recomendados para si

;
Campo obrigatório