Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

"Figura amada" que "chorava as dores de outros". O último adeus a Nabeiro

O funeral do comendador Rui Nabeiro contou com a presença de vários membros do Governo e outras figuras conhecidas.

"Figura amada" que "chorava as dores de outros". O último adeus a Nabeiro
Notícias ao Minuto

15:14 - 21/03/23 por Notícias ao Minuto

País Funeral

No dia em que se realiza o funeral do comendador Rui Nabeiro, vários membros do Governo e outras figuras conhecidas de todos os portugueses deslocaram-se até Campo Maior, Portalegre, para participar no 'último adeus' ao fundador da Delta. Outros deixaram-lhe homenagem como forma de assinalar o dia.

O primeiro-ministro António Costa foi um dos que marcou presença, lembrando Rui Nabeiro como um homem com "uma enorme preocupação na relação que tinha com aqueles que trabalhavam no grupo Delta".

"Era um homem encantador e, não posso deixar de sublinhar, um grande socialista. Um grande militante do Partido Socialista", afirmou António Costa, relembrando que Nabeiro foi presidente de câmara por duas vezes e que "não houve campanha eleitoral em que não estivesse presente".

Também o presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, pouco antes de se juntar às centenas que se juntaram para homenagear Nabeiro, realçou que, apesar de este ser socialista, todos veem com pesar o seu desaparecimento.

"O Comendador Rui Nabeiro foi um cidadão de porte inteiro, com atividade empresarial, trabalhador de todas as horas, também com atividade cívica, um filho da terra que sempre trabalho pelo engrandecimento de Campo Maior e também tinha as suas convicções políticas, era membro do PS, mas hoje é todo o país que o chora, em particular a Assembleia da República", considerou Santos Silva, acrescentando que "todo o Parlamento português chora o momento da morte" do empresário.

O presidente do PS, Carlos César, à chegada à Igreja Matriz de Campo Maior, realçou que Rui Nabeiro, além de "uma referência" para os socialistas, foi "um exemplo de empreendedorismo, de sabedoria, de humildade".

"Rui Nabeiro é, muito para além da sua condição de um simples militante socialista, uma referência para o PS. Eu lembro sempre a com uma memória muito forte a forma como ele era recebido nos nossos congressos", evocou Carlos César.

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença, considerou Rui Nabeiro uma "figura consensual" que marcou gerações, lembrando que o futebol era uma das suas "grandes paixões" e que conduziu o Campomaiorense ao escalão máximo.

Proença salientou que Rui Nabeiro percebeu a importância de colocar o Alentejo no mapa do futebol profissional e que acabou por conseguir concretizar o "sonho" de conduzir o Campomaiorense à I Liga.

O presidente da Associação das Empresas Familiares, Peter Villax, decidiu, igualmente, assinalar do funeral do comendador Rui Nabeiro para enaltecer a "figura amada, admirada e querida", que "chorava as dores dos outros" e "partilhava as suas alegrias" com todos.

Peter Villax lembrou que o comendador Rui Nabeiro foi sócio fundador da Associação das Empresas Familiares.  

Recorde-se que o empresário Rui Nabeiro morreu no domingo aos 91 anos, vítima de doença, no Hospital da Luz, em Lisboa, disse à agência Lusa fonte do grupo.

"É com profundo pesar que a família Nabeiro informa que faleceu no domingo (dia 19 de março), o Comendador Manuel Rui Azinhais Nabeiro, presidente e fundador do Grupo Nabeiro - Delta Cafés", lê-se num comunicado enviado pelo grupo.

O comendador Rui Nabeiro "encontrava-se hospitalizado no Hospital da Luz, devido a problemas respiratórios", acrescentou então a mesma fonte.

Leia Também: Proença considera Rui Nabeiro uma "figura consensual" que marcou gerações

Recomendados para si

;
Campo obrigatório