Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Presidente do PS lembra "referência" e "exemplo de empreendedorismo"

O presidente do PS, Carlos César, realçou hoje que Rui Nabeiro, além de "uma referência" para os socialistas, foi "um exemplo de empreendedorismo, de sabedoria, de humildade".

Presidente do PS lembra "referência" e "exemplo de empreendedorismo"
Notícias ao Minuto

12:55 - 21/03/23 por Lusa

Política Óbito/Nabeiro

"Rui Nabeiro é, muito para além da sua condição de um simples militante socialista, uma referência para o PS. Eu lembro sempre a com uma memória muito forte a forma como ele era recebido nos nossos congressos", evocou Carlos César.

O presidente do PS falava aos jornalistas à chegada à Igreja Matriz de Campo Maior (Portalegre), para estar presente na missa do empresário e fundador do Grupo Nabeiro - Delta Cafés, que morreu no domingo, aos 91 anos, no Hospital da Luz, em Lisboa, vítima de doença.

Do ponto de vista pessoal, o presidente socialista apontou "o grande empenhamento cívico" do empresário e o apoio que este lhe deu, "em várias circunstâncias".

Mas Carlos César recusou também "resumir" Rui Nabeiro à "sua opção partidária", porque, para além disso, foi "um exemplo De empreendedorismo, de sabedoria, de humildade".

"E conjugou tudo isso fazendo uma obra que é uma obra especialmente relevante, não só para a sua comunidade mais próxima, mas também para a representação externa e para a pujança empresarial no país", realçou.

O país tem "muitos empresários, muita capacidade, muita iniciativa" e o comendador Rui Nabeiro foi "um símbolo maior dessa capacidade, desse empenhamento e da forma de fazer sucesso".

A eucaristia na Igreja Matriz de Campo Maior, presidida pelo arcebispo de Évora, Francisco Senra Coelho, começou às 12h00.

Durante a missa, que deverá durar cerca de duas horas, a fadista Carminho vai interpretar uma música de que Rui Nabeiro gostava, intitulada 'Estrela', e o Coro Gulbenkian também vai interpretar 'Eu quero é viver', de António Variações.

A missa de corpo presente está também a ser transmitida para o exterior da igreja através de um ecrã gigante para que os muitos populares concentrados na praça possam assistir à mesma.

O cortejo fúnebre seguirá, depois, em direção ao Cemitério Municipal da vila.

Manuel Rui Azinhais Nabeiro nasceu em Campo Maior, vila do interior do país, no distrito de Portalegre, junto à raia com Espanha, em 28 de março de 1931.

Leia Também: Rui Nabeiro "era membro do PS, mas hoje é todo o país que o chora"

Campo obrigatório