Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Aumento dos salários e pensões é "emergência nacional", diz CGTP

Milhares de trabalhadores protestam hoje em Lisboa.

Aumento dos salários e pensões é "emergência nacional", diz CGTP
Notícias ao Minuto

15:15 - 18/03/23 por Marta Amorim

Economia CGTP

"Mais do que nunca", há razões para manifestar, avança Isabel Camarinha, secretária-Geral da CGTP, no início da manifestação de trabalhadores que acontece este sábado, em Lisboa. 

Antecipando uma "grande manifestação" pelo número de pessoas presentes, a secretária-geral refere que há todas as razões "para realizar esta ação que une todo o descontentamento, indignação, mas também exigência de resposta e solução para os problemas que os trabalhadores, reformados e pensionistas estão a atravessar".

"Com o aumento brutal do custo de vida e os baixos salário e pensões, exigem o aumentos dos salário e das pensões como emergência nacional", sublinha, em declarações à RTP. 

Isabel Camarinha diz ainda que a urgência, neste momento, é controlar os preços e taxas os lucros dos grandes grupos económicos. "É preciso medidas do Governo", assevera. 

Na manifestação  estão trabalhadores da administração pública dos setores das autarquias, educação, saúde e serviços públicos e também do setor privado, desde a indústria ao comércio, à hotelaria e alimentação, entre outros.

A CGTP tem transportes organizados para a deslocação de trabalhadores dos vários distritos a Lisboa, vindo, por exemplo, três comboios do Porto para a capital.

O início da manifestação, que tem como lema "Todos a Lisboa! Aumento Geral dos Salários e Pensões - Emergência Nacional", está marcado para as 15h00, arrancando de dois pontos diferentes da cidade.

[Notícia atualizada às 15h27]

Leia Também: CGTP espera milhares de trabalhadores na manifestação de hoje em Lisboa

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório