Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

"Professores chegam de manhã e observam seringas à volta das escolas"

O autarca do Porto, Rui Moreira, em entrevista à CNN Portugal na sexta-feira, falou do "enorme problema" na cidade, em que se observa "tráfico de droga à luz do dia".

"Professores chegam de manhã e observam seringas à volta das escolas"

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, apontou como "um enorme problema" o "tráfico de droga à luz do dia" na cidade.

Em entrevista à CNN Portugal na sexta-feira à noite, o autarca da cidade relatou que diariamente se veem pessoas a "encaminhar-se para outras pessoas que lhe vendem droga, em carros de alta ou baixa cilindrada".

Sendo a proteção e segurança dos cidadãos uma competência do Estado e, uma vez que, neste contexto, se tornam reféns destes episódios, Rui Moreira esclareceu que, no que compete à câmara, "reforçou a polícia municipal, retirando competências à Polícia de Segurança Pública (PSP), nomeadamente o trânsito, passando a ter mais efetivos e a libertar mais a PSP daquilo que tem de fazer -  o policiamento".

A PSP, que, de acordo com o autarca, não tinha recursos, foi equipada com carros de patrulha oferecidos pela Câmara Municipal do Porto.

Além disso, destaca, foi feita uma "enorme pressão junto do Ministério da Administração Interna sobre o facto de ser necessário mais efetivos municipais", mas a resposta obtida é que "é apenas um problema social". 

Rui Moreira esclareceu que embora se ache que o "investimento dos últimos sete anos nos bairros sociais da câmara deveria resolver parte do problema social naquilo que está ao alcance, só 40 por cento das pessoas que estão a consumir é que são dali portanto aquilo é um mercado".

"A sala de consumo assistido está a correr bem: a autoridade da saúde está a correr bem, o ministro da saúde diz o mesmo", aponta o autarca, reforçando, no entanto, que compete à autarquia "ajudar a resolver os problemas sociais e ajudar o Ministério da saúde a resolver o problema de saúde pública que aquilo representa e garantir a segurança".

Para que seja exequível este último aspeto, da segurança, além do que já tem sido feito, que se tem mostrado insuficiente com relatos de professores "que quando chegam às escolas de manhã queixam-se que quando chegam observam o perímetro à volta das escolas cheio de seringas", é preciso "uma alteração da lei", frisa.

Questionado sobre como dorme sabendo deste problema, Rui Moreira responde: "dormir durmo, mas sou muito insistente com o Ministério da Administração Interna que me tenta convencer que há forças e segurança suficientes e que o problema tem de ser resolvido ao nível social".

Leia Também: Rui Moreira diz que estratégia só mudará se TAP for privatizada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório