Apreendida quase uma tonelada de bivalve imaturo em Aveiro

Empresa enfrenta coima que pode chegar aos 125 mil euros.

Notícia

© GNR

Notícias ao Minuto
16/03/2023 15:35 ‧ 16/03/2023 por Notícias ao Minuto

País

Aveiro

As autoridades em Aveiro apreenderam na quarta-feira quase uma tonelada de berbigão imaturo, porque o produto não tinha o tamanho mínimo para ser comercializado no mercado.

Em comunicado, a Guarda Nacional Republicana (GNR) contou que a apreensão ocorreu durante uma operação "com o objetivo de controlar o cumprimento das regras de descarga, transporte e comercialização de bivalves".

"Os militares da guarda fiscalizaram uma viatura que transportava vários sacos de berbigão, sem que possuísse o tamanho mínimo para ser comercializado, nomeadamente 25mm", explicaram as autoridades.

No total, foram apreendidos 926 quilos de berbigão imaturo.

A empresa visada foi identificada pela GNR, que avisou que a multa pela comercialização de bivalves sem o tamanho permitido por lei por chegar aos 125 mil euros.

Quanto ao molusco, os militares acrescentaram que estes serão devolvidos ao mar.

Leia Também: Investigadores desenvolvem solução para reduzir biotoxinas em bivalves

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas