Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Trabalhadores da Lusa em greve de 4 dias entre 30 de março e 2 de abril

Os trabalhadores da Agência Lusa, hoje reunidos em plenário, aprovaram a realização de uma greve de quatro dias, entre 30 de março e 02 de abril, reivindicando aumentos de salários dignos após rejeitarem a proposta da administração.

Trabalhadores da Lusa em greve de 4 dias entre 30 de março e 2 de abril
Notícias ao Minuto

16:54 - 15/03/23 por Lusa

País Greve

"Os trabalhadores da Lusa reunidos em plenário aprovaram hoje quatro dias de greve para 30 e 31 de março e 01 e 02 de abril", indicam em comunicado os sindicatos dos Jornalistas (SJ), dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Actividades do Ambiente do Centro-Sul e Regiões Autónomas (SITE CSRA) e dos Trabalhadores do Setor de Serviços (SITESE).

Esta greve de quatro dias foi aprovada com votos a favor de 155 trabalhadores e uma abstenção.

Também esta tarde, e após o plenário, dezenas de trabalhadores da Lusa estiveram concentrados em frente à sede da empresa, em Lisboa.

No comunicado divulgado a anunciar esta concentração, os sindicatos representativos explicaram que o protesto visava reivindicar "aumentos salariais dignos", depois de a administração ter feito uma proposta de atualização "bem abaixo do exigido".

Os trabalhadores exigem 120 euros de aumentos salariais, o que equivale a um aumento médio de 10 euros por cada ano sem aumentos efetivos, mas a esta proposta a administração respondeu com 35 euros, verba que os sindicatos representativos consideram aquém do necessário para face aos anos sem aumentos, ao agravamento do custo de vida e à importância da única agência de notícias em Portugal.

Os trabalhadores da Lusa rejeitaram a contraproposta num plenário realizado em 01 de março.

A Lusa tem cerca de 250 trabalhadores efetivos, aos quais acrescem dezenas de jornalistas avançados e à peça.

Na última greve de quatro dias na Lusa, em 2012, a linha da Lusa encerrou, não havendo publicação de notícias.

O Estado é o principal acionista da Lusa, detendo 50,15% do capital da empresa, e, ao abrigo do contrato de serviço público, transfere para a agência cerca de 13,5 milhões de euros por ano.

[Notícia atualizada às 18h24]

Leia Também: Trabalhadores da Parques de Sintra em greve na semana da Páscoa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório