Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

"Eu não sou pressionável. Estarei sempre presente de forma exigente"

Carlos Cortes toma esta quarta-feira posse como bastonário da Ordem dos Médicos.

"Eu não sou pressionável. Estarei sempre presente de forma exigente"
Notícias ao Minuto

10:14 - 15/03/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Ordem dos Médicos

Carlos Cortes, que toma esta quarta-feira posse como bastonário da Ordem dos Médicos, deu hoje uma entrevista ao programa 'Esta Manhã' da TVI, onde assumiu ser "uma pessoa de proximidade", "de causas" mas que não cede a pressões.

Durante a entrevista, o médico elogiou o trabalho no seu antecessor, que teve pela frente o "desafio" da pandemia, mas realçou que quer estar "mais próximo dos médicos" do que esteve Miguel Guimarães durante o anterior mandato.

"Eu sou uma pessoa de proximidade e pretendo resolver grande parte das dificuldades que os médicos sentem no seu dia a dia, não só no seu contacto com a Ordem dos Médicos, mas no seu dia a dia de trabalho", garantiu.

Já sobre a extinção das ordens profissionais, algo que a Iniciativa Liberal propôs em 2022 mas não foi aceite, Carlos Cortes afiançou que vê essa medida com serenidade e sem receio.

"Eu não sou pressionável. Sei aquilo que tem de ser o trabalho dos médicos e do bastonário da Ordem dos Médicos na defesa dos doentes, na defesa das condições de trabalho dos profissionais de saúde e, neste caso, dos médicos. Indepentemente do que sejam as funções das ordens profissionais atribuídas pela Assembleia da República (AR), estarei sempre presente nesta defesa de forma exigente e de forma contudente, se tiver de o ser", atirou, acrescentando que nunca deixará de defender as causas em que acredita.

"Eu sou um defensor de causas. Eu acredito muito nas causas, no nosso papel como pessoas sociais em defender aqueles que mais necessitam de nós e isso eu nunca deixarei de fazer", afiançou.

A 16 de fevereiro, o médico Patologista Clínico foi eleito bastonário dos médicos com 61,94% dos votos, num total de 11.176 votos, na segunda volta das eleições disputadas com o médico Rui Nunes, que obteve 6.867 votos.

Já no dia em que foi eleito, Carlos Cortes assegurou em comunicado que o seu mandato seria dedicado aos médicos e aos doentes.

Leia Também: Carlos Cortes toma hoje posse como bastonário da Ordem dos Médicos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório