Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Carlos Cortes toma hoje posse como bastonário da Ordem dos Médicos

Carlos Cortes toma hoje posse como bastonário da Ordem dos Médicos, tendo já prometido que será "intransigente com quaisquer ingerências externas" e ameaças à sua independência.

Carlos Cortes toma hoje posse como bastonário da Ordem dos Médicos
Notícias ao Minuto

06:59 - 15/03/23 por Lusa

País Ordem dos Médicos

Para o novo bastonário, "uma ordem forte é a força dos médicos".

A 16 de fevereiro, o médico Patologista Clínico foi eleito bastonário dos médicos com 61,94% dos votos, num total de 11.176 votos, na segunda volta das eleições disputadas com o médico Rui Nunes, que obteve 6.867 votos.

No dia em que foi eleito, Carlos Cortes assegurou em comunicado que o seu mandato será dedicado aos médicos e aos doentes.

"Neste momento difícil que atravessamos, exigirei que o papel central dos Médicos no sistema de Saúde seja reconhecido e valorizado, sem exceções. Serei um bastonário de intervenção no setor - e, nomeadamente, no Serviço Nacional de Saúde. Serei a voz de todos os Médicos pela dignificação da profissão, pela melhoria das suas condições de trabalho, pela valorização e segurança do Ato Médico e pela qualidade da prestação dos cuidados de saúde em Portugal", afirmou na altura.

Eleito para o triénio 2023/2025, Carlos Cortes substitui no cargo o médico urologista Miguel Guimarães, que esteve seis anos à frente da Ordem dos Médicos, cumprindo dois mandatos.

"Juntos pela Saúde" foi o lema da candidatura de Carlos Cortes, que foi presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos no anterior mandato, na qual se propunha a liderar uma ordem "autónoma, independente e sempre interventiva, que não seja complacente ou submissa" e garantia que será um bastonário "aglutinador e de proximidade".

O novo bastonário defendeu na sua candidatura ser "fundamental a defesa da autonomia e independência da Ordem dos Médicos".

"É um papel intransigente, pois é necessário acautelar possíveis intromissões dos vários poderes, e do poder político em particular", afirmou, salientando que "a Medicina não joga com individualismos, exclusivismos ou qualquer tipo de intolerância de grupo".

Para o novo bastonário, "a melhoria dos cuidados de saúde faz-se em equipa, juntando as pessoas".

"O exemplo desta pandemia foi paradigmático. Resolvemos, juntos", disse o novo bastonário que toma hoje posse numa cerimónia no Pátio da Galé, em Lisboa, que conta com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Leia Também: Ordem dos Médicos nos Açores diz que secretário deixa "marca indelével"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório