ASAE apreende 8,5 toneladas de polvo e 6 foram doadas ao Banco Alimentar
Caso ocorreu em Olhão. O operador, que apresentava o produto vindo de Espanha, não tinha a documentação apropriada para o comércio.
© GNR
País ASAE
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu esta quarta-feira mais de oito toneladas de polvo em Olhão, tendo o produto vindo de Espanha, e mais de metade acabou por ser doada ao Banco Alimentar Contra Fome de Faro.
Em comunicado, a ASAE explica que as autoridades não encontraram qualquer registo do operador em causa na Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), "nem possuía documentos que permitissem fazer a rastreabilidade do produto existente (polvo), condições obrigatórias para o exercício da atividade e realização de comércio intracomunitário".
As 8,5 toneladas de polvo, tanto fresco como congelado, foram submetidas a um exame macroscópico direto.
O veterinário "considerou que, das 8,5 toneladas de polvo fresco e congelado apreendido, 6,5 toneladas não tinham sofrido alterações organoléticas e possuíam os requisitos de salubridade necessários para consumo humano, tendo determinado a sua doação para o Banco Alimentar Contra Fome de Faro, para consumo imediato".
As restantes 1,5 toneladas de polvo apreendido não passaram nos exames exigidos e as autoridades terminaram "a sua destruição em Unidade de Transformação de Subprodutos legalmente aprovada."
Leia Também: Apreendidos mais de 20 quilos de polvo na Ilha Terceira
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com