Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

ASAE apreende 8,5 toneladas de polvo e 6 foram doadas ao Banco Alimentar

Caso ocorreu em Olhão. O operador, que apresentava o produto vindo de Espanha, não tinha a documentação apropriada para o comércio.

ASAE apreende 8,5 toneladas de polvo e 6 foram doadas ao Banco Alimentar
Notícias ao Minuto

19:57 - 08/03/23 por Notícias ao Minuto

País ASAE

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu esta quarta-feira mais de oito toneladas de polvo em Olhão, tendo o produto vindo de Espanha, e mais de metade acabou por ser doada ao Banco Alimentar Contra Fome de Faro.

Em comunicado, a ASAE explica que as autoridades não encontraram qualquer registo do operador em causa na Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), "nem possuía documentos que permitissem fazer a rastreabilidade do produto existente (polvo), condições obrigatórias para o exercício da atividade e realização de comércio intracomunitário".

As 8,5 toneladas de polvo, tanto fresco como congelado, foram submetidas a um exame macroscópico direto.

O veterinário "considerou que, das 8,5 toneladas de polvo fresco e congelado apreendido, 6,5 toneladas não tinham sofrido alterações organoléticas e possuíam os requisitos de salubridade necessários para consumo humano, tendo determinado a sua doação para o Banco Alimentar Contra Fome de Faro, para consumo imediato".

As restantes 1,5 toneladas de polvo apreendido não passaram nos exames exigidos e as autoridades terminaram "a sua destruição em Unidade de Transformação de Subprodutos legalmente aprovada."

Leia Também: Apreendidos mais de 20 quilos de polvo na Ilha Terceira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório