Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Apreendidos mais de 20 quilos de polvo na Ilha Terceira

A GNR realizou ações de fiscalização na ilha açoriana e acabou por apreender mais de 20 quilos de polvo.

Apreendidos mais de 20 quilos de polvo na Ilha Terceira
Notícias ao Minuto

18:44 - 23/02/23 por Notícias ao Minuto

País Apreensão

A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu, no passado dia 20 de fevereiro, 21 quilos de polvo - Octopus vulgaris - na sequência de duas ações de fiscalização, na ilha Terceira, nos Açores.

Numa primeira ação de vigilância da costa e do mar territorial, os militares  fiscalizaram um homem de 34 anos, na zona do porto de pescas dos Biscoitos, após este ter finalizado a atividade da pesca lúdica, segundo revela um comunicado da força de segurança.

Da ação "resultou a apreensão de 11 quilos de polvos subdimensionados, tendo sido elaborado o respetivo auto de contraordenação, punível com coima até  a 3 500 euros".

No âmbito de outra ação de fiscalização, levada a cabo a estabelecimentos de restauração do concelho da Praia da Vitória, os militares detetaram, num dos estabelecimentos, "um saco dissimulado contendo no seu interior 10 quilos de polvo".

"Por não terem sido facultados os documentos de aquisição do referido pescado, tornou-se impossível efetuar a sua rastreabilidade, resultando assim, na sua apreensão", informa a GNR.

No seguimento desta ação foi identificada a representante legal do estabelecimento, uma mulher de 35 anos, "tendo sido elaborado o respetivo auto de contraordenação, sendo esta considerada uma contraordenação económica grave, de acordo com o Regime Jurídico das Contraordenações Económicas (RJCE), punível com coima até  3.000 euros".

Leia Também: GNR surpreende jovem de 20 anos a ameaçar pai com faca de cozinha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório