Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 19º

Maus-tratos em lar da Lourinhã. Ministério ordena "inspeção imediata"

Fonte do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social afirmou ao Notícias ao Minuto que a inspeção ao lar 'Delicado Raminho' ainda irá acontecer. Ana Mendes Godinho já disse estar "disponível" para prestar declarações no Parlamento.

Maus-tratos em lar da Lourinhã. Ministério ordena "inspeção imediata"
Notícias ao Minuto

10:13 - 06/03/23 por Daniela Carrilho

País Lourinhã

Após a uma reportagem da SIC ter denunciado, no domingo à noite, casos de maus-tratos a idosos num lar da Lourinhã, o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social avançou agora para um pedido de "inspeção imediata" à instituição, confirmou fonte da tutela de Ana Mendes Godinho ao Notícias ao Minuto.

Para já, apenas se sabe que a inspeção "irá acontecer", não sendo especificado quando esta será.

Entretanto, a ministra Ana Mendes Godinho fez uma pequena declaração aos jornalistas, confirmando que "houve uma instrução dada para uma inspeção imediata, com caráter de urgente, que está em curso".

"Nenhum de nós pode tolerar as imagens do ponto de vista de sinalização de situações que têm mesmo de ter atenção", referiu ainda a governante. Já sobre o pedido da Iniciativa Liberal (IL) para ir ao Parlamento, Mendes Godinho garantiu ainda que "está sempre disponível".

De recordar que os relatos dão conta de que as funcionárias do lar são instruídas a que as luvas de trabalho durem "o máximo possível", o que faz com que "vários utentes" sejam "tratados com as mesmas luvas".

Almoço é feito com o resto do jantar, com a sopa do jantar do dia anterior triturada com pão, com água

“Quem troca a fralda, por exemplo, troca as fraldas de todos os outros utentes com as mesmas luvas”, exemplificou uma das fontes, ilustrando como é prestado o cuidado a estes idosos.

Também a alimentação dos idosos é alvo de queixa, uma vez que, segundo um dos relatos da reportagem da SIC, "o almoço é feito com o resto do jantar, com a sopa do jantar do dia anterior triturada com pão, com água". Além disso, "as borras do café são utilizadas para fazer o café com leite dos utentes".

A instituição 'Delicado Raminho' trata-se de um lar privado, com capacidade para receber até 78 utentes. De momento, os cerca de 60 idosos que lá residem pagam, em média, 1.500 euros por mês.

[Notícia atualizada às 10h34]

Leia Também: Alimentação à base de "restos" e falta de condições em lar na Lourinhã

Recomendados para si

;
Campo obrigatório