Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Santos Silva lamenta vítimas de explosão em Santa Margarida

O presidente da Assembleia da República lamentou hoje o acidente que provocou um morto e cinco feridos no Campo Militar de Santa Margarida e manifestou a sua solidariedade para com as famílias das vítimas e o Exército.

Santos Silva lamenta vítimas de explosão em Santa Margarida
Notícias ao Minuto

19:20 - 02/03/23 por Lusa

País Explosão

"Lamento o acidente ocorrido no campo militar de Santa Margarida e as vítimas que provocou. A minha solidariedade às respetivas famílias e ao exército português", escreveu Augusto Santos Silva numa publicação na sua conta oficial na rede social Twitter.

A explosão ocorrida hoje no Campo Militar de Santa Margarida, em Constância, provocou um morto, dois feridos graves e três feridos ligeiros, disse à Lusa fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Segundo o Comando Sub-regional do Médio Tejo, o alerta foi recebido às 16h49 e para o local (no distrito de Santarém) foram enviados 35 operacionais, 12 veículos e um helicóptero do INEM.

A fonte do INEM referiu que, além do helicóptero, o instituto mobilizou duas viaturas médicas e sete ambulâncias afetas aos bombeiros.

Em comunicado divulgado entretanto, o Exército referiu que ocorreu uma "explosão inadvertida" durante uma operação de desativação de explosivos e anunciou a abertura de um processo de averiguações.

Aquele ramo refere que ocorreu uma "explosão inadvertida", cerca das 16h40, durante uma operação de desativação de engenhos explosivos, que estava a ser realizada por uma equipa de desativação do Regimento de Engenharia N.º1 "para a destruição, no local, de munições e explosivos e foguetes".

Esta operação foi realizada "no âmbito do Planeamento e Gestão das Áreas de Instrução, Infraestruturas de Tiro e Infraestruturas de Treino do Campo Militar de Santa Margarida", Constância, Santarém.

O ramo militar anunciou que foi aberto um processo de averiguações e que a Polícia Judiciária Militar (PJM) tomou conta da ocorrência.

Segundo o Exército, foi prestado apoio médico pelo Serviço de Saúde Militar e ativada uma equipa de apoio psicológico do Centro de Psicologia Aplicada do Exército.

O ramo acrescenta que "assim que oportuno será divulgada informação adicional".

Leia Também: Marcelo "solidário" com vítimas de "grave acidente" em Santa Margarida

Recomendados para si

;
Campo obrigatório