Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Marinha coordenou 63 ações de salvamento em fevereiro e salvou 97 vidas

A Marinha, através dos Centros de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, de Ponta Delgada e do Subcentro do Funchal, coordenou, durante o mês de fevereiro, 63 ações.

Marinha coordenou 63 ações de salvamento em fevereiro e salvou 97 vidas
Notícias ao Minuto

18:45 - 01/03/23 por Notícias ao Minuto

País Marinha Portuguesa

A Marinha portuguesa coordenou, durante o mês de fevereiro, 63 ações de busca e salvamento marítimo - das quais resultaram 97 vidas salvas.

Segundo um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, registaram-se 44 incidentes na área correspondente ao Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa. Como resultado, foram salvas 90 pessoas.

Já na área de responsabilidade do MRCC de Ponta Delgada foram coordenadas 17 ações de busca e salvamento, tendo sido resgatadas 5 pessoas. 

Por fim, no Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal foram realizadas 2 ações das quais resultaram 2 vidas salvas.

Assim, com os números de fevereiro calculados, a Marinha registou 97 ações de busca e salvamento e salvou 139 pessoas só nos dois primeiros meses do ano. 

P​ara o sucesso do sistema de busca e salvamento, refere a nota, contribuem diferentes organizações e são empenhados meios de diversas entidades nomeadamente da Marinha Portuguesa, da Autoridade Marítima Nacional, da Força Aérea Portuguesa (FAP) e outros recursos e meios pertencentes à Estrutura Auxiliar do Sistema Nacional de Busca e Salvamento, "em especial do Instituto Nacional de Emergência Médica – Centro de Orientação de Doente Urgentes no mar (INEM CODU-MAR), dos Serviços Nacionais e Regionais de Proteção Civil e Bombeiros, das Administrações Marítimas e Portuárias, entre outros organismos", pode por fim ler-se na missiva.

Leia Também: Açores. Alemã de 68 anos resgatada via aérea após indisposição em navio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório