Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Embarcações de pesca da Madeira recolheram três toneladas de lixo marinho

As 14 embarcações de pesca aderentes ao projeto OceanLit, destinado a sensibilizar para o problema do lixo marinho, recolheram cerca de três toneladas de detritos nos mares da Madeira desde setembro de 2021, foi hoje anunciado.

Embarcações de pesca da Madeira recolheram três toneladas de lixo marinho
Notícias ao Minuto

11:57 - 24/02/23 por Lusa

País Madeira

"Estamos hoje na fase final do projeto OceanLit, que foi uma candidatura feita pela Direção Regional das Pescas com o objetivo primordial de sensibilizar e dar a conhecer a problemática do lixo marinho que atualmente existe nas nossas águas e de todo mundo", afirmou o secretário regional das Pescas.

O governante apontou que o projeto engloba campanhas de sensibilização para os operadores do setor, armadores, pescadores e entidades que trabalham nos portos de pesca da Madeira, visando alertar "para o impacto que lixo provocam no meio marinho e nas espécies nos oceanos".

"Foram feitas seis campanhas e 14 embarcações aderiram a este projeto, que dá direito a serem reconhecidos com bandeira sobre o tema do projeto e reconhece que fazem recolha do lixo que levam a bordo e, se tiverem avistamento durante a pescaria, recolhem e trazem para terra", referiu Teófilo Cunha.

O secretário regional falava no âmbito de uma ação de sensibilização sobre a gestão dos resíduos associados à pesca.

As cerca de três toneladas de resíduos recolhidos foram maioritariamente redes de pescas, cabos, boias, linhas e pneus.

O governante mencionou que foi feito um investimento de 15 mil euros para que "esse lixo, quando chega a terra, seja separado consoante a sua matéria", sendo depositados em contentores específicos.

"Este projeto não termina aqui", assegurou o secretário regional, complementando que é necessário "dar continuidade porque há sempre mais pessoas a sensibilizar e chamar atenção para o problema do lixo no mar".

O projeto OceanLit foi operacionalizado em setembro de 2021 e tem uma comparticipação de 85% de fundos comunitários, através do Programa INTERREG MAC 2014-2000, do FEDER.

Este projeto tem como principais objetivos a produção de conhecimento sobre a problemática e as soluções relacionadas com o lixo marinho e o seu impacto, para uma melhor tomada de decisões.

Também envolve a gestão de resíduos, através da implementação de melhorias em todas as fases do processo: recolha, seleção, tratamento e reciclagem, além de sensibilizar os profissionais da pesca, utentes dos portos e público em geral, de forma a promover o conhecimento sobre o lixo marinho e as boas práticas de gestão dos resíduos, que ajudem a minimizar o problema.

Leia Também: Entidade mundial certifica Madeira como "destino turístico sustentável"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório