Caretos saem à rua e samba enche Ovar. As imagens do regresso do Carnaval
As festas carnavalescas voltaram em todo o país. Esta noite, as comemorações continuam (apesar de alguma chuva estar prevista no Norte do país).
© Global Imagens

País Carnaval
Depois de dois anos de pandemia, os desfiles e festas de Carnaval mais típicos do país voltaram em força, especialmente em Ovar e Podence, onde o samba e os Caretos saíram à rua e juntaram milhares de pessoas.
Em Podence, onde os Caretos são Património Imaterial da UNESCO, o Entrudo Chocalheiro (nome dado ao carnaval da freguesia transmontana) animou a localidade. O 'Domingo Gordo' foi de desfile pelas ruas, com os demónios a colorirem a pequena aldeia de xisto em Macedo de Cavaleiros.
A festa em Podence vai prolongar-se até à 'Terça-feira de Entrudo', com o tradicional desfile de marafonas e a queima do entrudo.
Já em Ovar, a festa carnavalesca é mais à imagem do samba brasileiro, e o desfile das escolas e blocos de samba juntou cerca de quatro mil participantes.
No entanto, o regresso da folia não ocorreu sem problemas, com cerca de cem pessoas a ficarem impedidas de entrar devido a problemas com bilhetes.
As comemorações do Carnaval continuam esta segunda-feira e a tolerância de ponto dada pelo Governo à Função Pública permitirá que muitos possam aproveitar uma noite - que, em muitos zonas, especialmente no Norte do país, poderá incluir alguma chuva.
Leia Também: Carnaval de Torres Vedras regressou em força ao centro da cidade
Comentários
Regras de conduta dos comentários