Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Carlos Moedas vai receber bombeiros que estiveram a ajudar na Turquia

No total, foram 15 os operacionais do Regimento de Sapadores Bombeiros que fizeram parte da missão portuguesa a ajudar na Turquia, após os sismos que assolaram o país.

Carlos Moedas vai receber bombeiros que estiveram a ajudar na Turquia
Notícias ao Minuto

17:11 - 19/02/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Sismo na Turquia

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas, vai receber na segunda-feira os quinze operacionais do Regimento de Sapadores Bombeiros, que estiveram dez dias a ajudar nas operações de busca e salvamento na Turquia, após os sismos que assolaram o país.

Em comunicado, este domingo enviado às redações, a autarquia revelou ainda que os operacionais serão “homenageados”. “Um reconhecimento a todos pela coragem e bravura com que enfrentaram esta missão e integraram a Força Operacional Conjunta que representou Portugal em tão exigente missão”, lê-se.

A Força Operacional Conjunta (FOCON) - coordenada pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) e composta por 52 elementos da Força Especial de Proteção Civil da ANEPC, GNR, Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa e Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e por seis cães - esteve mais de uma semana na cidade turca de Antáquia, atingida em 6 de fevereiro por dois fortes sismos, e regressou ontem a Lisboa.

Na cerimónia de chegada da equipa portuguesa, no terminal militar de Figo Maduro, em Lisboa, estiveram presentes os ministros da Defesa Nacional, Helena Carreiras, e da Administração Interna, José Luís Carneiro, e os secretários de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, e da Saúde, Ricardo Mestre.

Segundo o mais recente balanço, mais de 44 mil pessoas morreram na Turquia na sequência dos abalos que atingiram o país e o norte da Síria.

Leia Também: Turquia. Operações de buscas suspensas, exceto em duas províncias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório