Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Vai ao Carnaval de Torres? Os conselhos da PSP para festejar em segurança

À semelhança do que tem acontecido já em anos anteriores, a PSP será responsável pelo policiamento de todos os eventos associados a estes festejos.

Vai ao Carnaval de Torres? Os conselhos da PSP para festejar em segurança
Notícias ao Minuto

23:08 - 17/02/23 por Notícias ao Minuto

País Carnaval

A partir desta sexta-feira e até ao próximo dia 22 de fevereiro decorrem, na cidade de Torres Vedras, as famosas celebrações carnavalescas, que este ano comemoram o seu 100.º aniversário. Tal facto motivou a Polícia de Segurança Pública (PSP), em comunicado enviado às redações, a oferecer alguns conselhos a todos os que pretendem deslocar-se até às festividades.

À semelhança do que tem acontecido já em anos anteriores, a PSP será responsável pelo policiamento de todos os eventos associados a estes festejos. Do leque de tarefas desta autoridade destacam-se "o controlo de acessos aos recintos e a manutenção da ordem e segurança pública", elabora a mesma nota.

Para além das ações de policiamento, a PSP compromete-se ainda a realizar um conjunto de operações de fiscalização - "que incidirão a sua atenção, sobretudo, na venda e utilização de artifícios pirotécnicos e na condução sob o efeito do álcool".

Veja, através da lista seguinte, os conselhos da PSP que deve ter em conta para ter um Carnaval de festa, mas em segurança:

  • "Desloque-se atempadamente para os locais dos festejos";
  • "Tenha em consideração as restrições e as alterações temporárias de circulação em alguns arruamentos, que se encontram devidamente sinalizadas";
  • "Estacione nos locais indicados com a atenção de não condicionar a circulação de peões, os corredores de emergência e a entrada ou saída de propriedades";
  • "Respeite as indicações dos Polícias no local e a sinalização";
  • "Atendendo à circulação de grande fluxo de pessoas, tenha (ainda mais) atenção à circulação pedonal, a qual tem prioridade";
  • "Não utilize nem guarde artigos pirotécnicos (bombinhas de carnaval), causadores de ferimentos graves";
  • "Tenha atenção aos seus pertences e guarde objetos pessoais em bolsos interiores";
  • "Se beber, deixe a viatura em casa ou nomeie um condutor responsável pelo grupo";
  • "Em caso de emergência contacte de imediato o 112".

A PSP apela ainda aos cidadãos para respeitarem as indicações dadas pelos polícias, "com especial atenção para os artigos cuja entrada é proibida nos recintos". É o caso, nomeadamente, das bebidas em recipientes de vidro, garrafas e outros depósitos de vidro.

Nesta edição do Carnaval de Torres Vedras, são esperados vários corsos carnavalescos, concursos de máscaras, matrafonas e concertos diversos, bem como muita animação na rua. As autoridades locais esperam que cerca de 700 mil pessoas se desloquem à cidade e se juntem à festa.

Leia Também: Carnaval em casa? Eis as estreias da Netflix para os próximos dias

Recomendados para si

;
Campo obrigatório