Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Socorristas portugueses na Turquia regressam amanhã a Lisboa

A chegada está prevista para as 12h30, no Terminal Militar de Figo Maduro, em Lisboa.

Socorristas portugueses na Turquia regressam amanhã a Lisboa
Notícias ao Minuto

19:05 - 17/02/23 por Notícias ao Minuto

País Sismo na Turquia

A Força Operacional Conjunta (FOCON) que esteve em missão na Turquia, coordenada pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), tem chegada prevista a Portugal já no sábado, dia 18 de fevereiro.

Tal deverá ocorrer pelas 12h30, no Terminal Militar de Figo Maduro, em Lisboa, informa um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

De recordar que estes socorristas portugueses chegaram à Turquia no dia 8 de fevereiro, na sequência dos dois fortes sismos, de magnitude superior a 7,0 na Escala de Richter, que se fizeram sentir no país, bem como na Síria.

A equipa era composta por 52 operacionais da estrutura de Comando da ANEPC, da Força Especial de Proteção Civil da ANEPC, da Guarda Nacional Republicana, do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa e do Instituto Nacional de Emergência Médica, que estiveram em território turco acompanhados por seis cães.

Em causa está uma força, elabora a mesma nota, "com valências nas áreas de busca, salvamento, proteção e socorro em estruturas colapsadas". A mesma participou nas operações de socorro que decorreram na Turquia na sequência destes fenómenos sísmicos.

"Esta missão decorreu do pedido de assistência internacional formulado pelas autoridades turcas via Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia", lembrou a mesma nota.

Recorde-se que, na sequência dos dois grandes sismos - de magnitudes 7,8 e 7,5 - que, no passado dia 6 de fevereiro, assolaram os territórios da Turquia e da Síria, têm-se registado centenas de abalos.

As autoridades de ambos os países consideram já que pelo menos 41 mil pessoas morreram na sequência desse desastre natural, com centenas de milhares a terem ficado feridas.

Várias infraestruturas, por sua vez, ficaram completamente destruídas, tendo sido muitos os cidadãos de ambos os países a perder tudo aquilo que, até então, possuíam. 

Leia Também: IRA em missão na Turquia. Resgatados cinco cães de habitação colapsada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório