Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

Costa agradece a militares portugueses na RCA: "Grande orgulho"

Primeiro-ministro parabenizou militares em missão na República Centro Africana e destacou a sua "competência".

Costa agradece a militares portugueses na RCA: "Grande orgulho"
Notícias ao Minuto

21:16 - 03/02/23 por Notícias ao Minuto

País Primeiro-ministro

O primeiro-ministro, António Costa, agradeceu, esta sexta-feira, aos militares portugueses em missão na República Centro Africana (RCA), destacando o "grande apreço" que as autoridades locais e as Nações Unidas demonstram pelo seu trabalho.

Esta posição do primeiro-ministro foi partilhada na sua conta oficial no Twitter, no mesmo dia em que esteve em Bagui, acompanhado pela ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras.

"Quero enviar uma palavra de agradecimento pela missão que os militares portugueses desempenham em nome de Portugal. É a terceira vez que venho a Bangui e pude sempre testemunhar o grande apreço que quer as autoridades locais, quer as Nações Unidas têm demonstrado", começou por escrever.

António Costa não deixou de notar o "orgulho" que sente e destacou depois a "competência" das Forças Armadas portuguesas.

"Sinto grande orgulho ao ouvir os elogios que todos fazem ao vosso trabalho. A competência das nossas Forças Armadas, a formação que é ministrada, e a forma como os portugueses assumem as missões que desempenham, faz claramente a diferença. Parabéns e continuação de boa missão", acrescentou.

Sublinhe-se que, no dia de hoje, o primeiro-ministro falou aos militares da 12ª Força Nacional Destacada, que é composta por 125 elementos, depois de ter sido recebido no campo com honras militares e de ter tirado uma fotografia de família.

Após um breve briefing sobre as condições logísticas da missão militar nacional em Bangui, o líder do executivo, no seu discurso, defendeu a presença das Forças Armadas na RCA, mesmo após a saída das forças francesas no final do ano passado.

Em outubro passado, saíram da RCA os últimos 130 militares da missão logística francesa, após 62 anos de presença contínua. A França acusa as autoridades de Bangui de estarem aliadas ao grupo privado de mercenários russos, Wagner, ligado ao Presidente Vladimir Putin.

Os militares portugueses ofereceram a António Costa e à ministra da Defesa uma cresta do contingente. O primeiro-ministro recebeu também do comandante, o major general Gonçalves Soares, uma medalha.

Leia Também: Estados Unidos anunciam novo pacote de ajuda militar a Kyiv

Recomendados para si

;
Campo obrigatório