Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

ASAE apreende 2,3 toneladas de carne de porco no valor de 3 mil euros

Foi instaurado um processo de contraordenação "por se tratar de géneros alimentícios com falta de requisitos".

ASAE apreende 2,3 toneladas de carne de porco no valor de 3 mil euros
Notícias ao Minuto

12:24 - 03/02/23 por Notícias ao Minuto

País ASAE

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu cerca de 2,3 toneladas de carne de porco, no valor de mais de três mil euros, no âmbito de uma operação de fiscalização direcionada ao combate dos ilícitos contra a saúde pública, no concelho da Mealhada, esta sexta-feira.

Depois de ter intercetado “uma viatura que transportava produtos cárneos (carcaças de suíno) provenientes de um matadouro do concelho de Santarém e com destino a uma sala de desmancha do concelho Macedo de Cavaleiros”, o organismo verificou que “os mesmos se encontravam a ser transportados sem as devidas condições de higiene de modo a evitar contaminações”, segundo revelou em comunicado enviado às redações.

Nessa linha, os produtos, que valeriam cerca de 3.700 euros, foram sujeitos a perícia por médica veterinária, uma vez “que se encontravam em contacto com o pavimento”, concluindo-se que “não poderiam entrar no circuito comercial”.

Os cerca de 2.300 quilos de carne foram, então, apreendidos, “para posterior limpeza em estabelecimento aprovado com Número de Controlo Veterinário para a atividade de desmancha”.

“No âmbito da referida ação, constatou-se ainda que o registador de temperatura instalado na viatura não tinha sido sujeito a controlo metrológico, situação que inviabilizou o controlo exato da temperatura da carne que estava a ser transportada e, por isso, foi igualmente determinada a sua apreensão”, complementou a entidade, referindo que o seu valor rondaria os 500 euros.

Além disso, foi instaurado um processo de contraordenação “por se tratar de géneros alimentícios com falta de requisitos”, rematou a ASAE.

Esta ação da Brigada Especializada de Indústrias de produtos de Origem Animal da Unidade Regional do Centro contou com a colaboração da Guarda Nacional Republicana (GNR).

A ASAE assegurou ainda que “continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores”.

Leia Também: ASAE apreende meia tonelada de carne imprópria para consumo em Beja

Recomendados para si

;
Campo obrigatório