Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

No total, PSP deteve 30 pessoas ligadas a claques do Benfica e Sporting

Inquéritos deram origem a operação da PSP investigam vários factos suscetíveis de configurar os crimes de ofensas à integridade física qualificadas, sobre adeptos e sobre polícias, bem como os crimes de roubos, danos, participação em rixa, ameaças e desobediência de interdição em recintos desportivos.

No total, PSP deteve 30 pessoas ligadas a claques do Benfica e Sporting
Notícias ao Minuto

20:11 - 01/02/23 por Carmen Guilherme

País PSP

A Polícia de Segurança Pública (PSP) confirmou, esta quarta-feira, em comunicado, que foram detidas 30 pessoas, entre os 18 e os 47 anos de idade, e apreendido diverso material, na sequência de uma operação relacionada com claques desportivas.

Sublinhe-se que, tal como o Notícias ao Minuto já havia noticiado, a PSP, através do Comando Metropolitano de Lisboa, deu cumprimento a "29 mandados de detenção emitidos por autoridade judiciária, bem como a 30 mandados de buscas domiciliárias, na área da Grande Lisboa e margem sul do Tejo".  Foi ainda detido um suspeito em flagrante delito "na posse de uma arma proibida, tratando-se de uma arma de fogo".

Em causa está o movimento 'Casual', ligado ao fenómeno desportivo. A operação foi promovida em articulação com a 11.ª Secção do DIAP de Lisboa e "foi suportada nas diligências de investigação produzidas no decurso dos inquéritos, visando dois grupos afetos ao movimento dos 'casuais', com adeptos do Sporting Clube de Portugal e do Sport Lisboa e Benfica".

A ação resultou na detenção de "30 indivíduos" e na apreensão de três armas de fogo," na qual se inclui uma pistola de 9mm e 755 munições de variados calibres", várias armas brancas e armas artesanais, diverso material pirotécnico, como petardos, potes de fumo e tochas, 13 artefactos de sinalização marítima, 5840,38 doses individuais de haxixe e 1016,40 doses individuais de heroína.

Na operação foram empenhados "dezenas de operacionais ligados à investigação criminal, apoiados pela componente da polícia técnica forense, núcleo de armas e explosivos e outras valências da PSP de ordem pública". A operação contou também com o apoio da Guarda Nacional Republicana.

"Nos inquéritos que decorrem e que deram origem a esta operação, são investigados vários factos suscetíveis de configurar os crimes de ofensas à integridade física qualificadas, sobre adeptos e sobre polícias, bem como os crimes de roubos, danos, participação em rixa, ameaças e desobediência de interdição em recintos desportivos", informa a força de segurança.

Os detidos, que ainda se encontram a realizar diligências de produção de prova no âmbito dos inquéritos em investigação, serão presentes a 1.º interrogatório judicial no dia de amanhã para aplicação de medidas de coação.

Leia Também: Com as cidades 'pintadas de branco', PSP alerta para riscos na condução

Recomendados para si

;
Campo obrigatório