Meteorologia

  • 24 JULHO 2024
Tempo
23º
MIN 20º MÁX 37º

Faro disponibiliza espaço para sem-abrigo durante vaga de frio

A Câmara de Faro disponibiliza a partir de hoje um espaço nas Piscinas Municipais da cidade para dar resposta a pessoas em situação de sem-abrigo durante a vaga de frio que está a atingir Portugal continental, anunciou a autarquia.

Faro disponibiliza espaço para sem-abrigo durante vaga de frio
Notícias ao Minuto

17:47 - 26/01/23 por Lusa

País Vaga de frio

"Além de um local abrigado e quente para dormir, a autarquia vai disponibilizar a estas pessoas em situação vulnerável condições de higiene, segurança e alimentação", informa o município em comunicado de imprensa.

A câmara da capital algarvia assegura que "o espaço já está devidamente sinalizado e equipado, contando os utentes com acesso a balneários, casas de banho e capacidade inicial para 10 camas, podendo este número ser aumentado caso tal se revele necessário".

A referenciação dos utentes a acolher será realizada pelos serviços da Ação Social e do serviço municipal de Proteção Civil, bem como de instituições parceiras da autarquia no Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem Abrigo (NPISA) de Faro: Grupo de Ajuda a Toxicodependentes (GA.TO) e o Movimento de Apoio a Problemáticas Sociais (MAPS).

Segundo a autarquia, o MAPS, que já presta um serviço de apoio às pessoas mais desfavorecidas, vai também apoiar na alimentação aos utentes referenciados.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) estendeu hoje o aviso amarelo frio para os 18 distritos de Portugal continental até domingo, devido à previsão de continuação de tempo frio.

Todos os distritos do continente vão estar sob aviso amarelo, devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima até às 06:00 de domingo.

Desde domingo que o IPMA vem emitindo avisos amarelos de frio para os distritos de Portugal continental.

O aviso amarelo, o terceiro menos grave, é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje continuação de tempo frio, com períodos de céu muito nublado, precipitação a partir do meio da manhã, em geral fraca, progredindo para sul, que será de neve nas terras altas e vento por vezes forte na faixa costeira ocidental a sul do Cabo Mondego e nas terras altas.

A previsão aponta ainda para a possibilidade de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e formação de geada, em especial no interior.

As temperaturas mínimas vão oscilar entre os -4 graus Celsius (em Bragança, Viseu e Guarda) e os 5 (em Faro e Lisboa) e as máximas entre os 4 graus (na Guarda) e os 15 (em Faro).

Leia Também: Porto reforça equipas de rua no apoio a pessoas sem-abrigo devido ao frio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório