Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

GNR apreendeu quase quatro quilos de meixão em Estarreja

A Unidade de Controlo Costeiro da GNR apreendeu 3,8 quilos de enguia europeia juvenil, vulgarmente denominada por meixão, e deteve um homem de 30 anos por captura ilegal, em Estarreja, distrito de Aveiro, informou hoje aquela força de segurança.

GNR apreendeu quase quatro quilos de meixão em Estarreja
Notícias ao Minuto

13:03 - 19/01/23 por Lusa

País Estarreja

Em comunicado, a GNR esclareceu que durante uma fiscalização, realizada na quarta-feira, os militares da Guarda intercetaram e abordaram duas viaturas e constataram que no seu interior era transportado o meixão e os respetivos utensílios de captura.

"Da ação resultou a apreensão do meixão e da viatura que efetuava o seu transporte, bem como do material de pesca utilizado para a captura da espécie", refere a mesma nota.

Ainda segundo a Guarda, o detido de 30 anos foi constituído arguido e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Estarreja.

O meixão apreendido, por se encontrar vivo, foi devolvido ao seu habitat natural.

A enguia europeia, que na fase larvar é conhecida por enguia juvenil/meixão, é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução em razão da pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da espécie.

O valor do meixão, no mercado final (países europeus e asiáticos), varia consoante os meses e pode alcançar um valor de seis mil euros por quilo.

Leia Também: GNR elabora 30 autos em fiscalização a poços. O que tem de ser cumprido?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório