Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

De lareira acesa? Atenção ao monóxido de carbono, alerta Proteção Civil

A entidade recomendou "especial vigilância em alturas de frio intenso, quando os aparelhos são mais utilizados e a ventilação do local tende a ser menor".

De lareira acesa? Atenção ao monóxido de carbono, alerta Proteção Civil
Notícias ao Minuto

12:00 - 08/01/23 por Notícias ao Minuto

País Frio

O tempo frio é convidativo a tardes (e manhãs) passadas em frente à lareira. Ainda assim, há cuidados a ter para que não coloque em causa a sua segurança, nomeadamente no que toca ao monóxido de carbono.

“O monóxido de carbono é um gás inodoro, tóxico e perigoso, que resulta de uma deficiente combustão, por exemplo de lenha ou carvão, podendo acumular-se em espaços fechados”, começou por explicar a Proteção Civil de Lisboa, através da rede social Facebook.

Nessa linha, a entidade recomendou “especial vigilância em alturas de frio intenso, quando os aparelhos são mais utilizados e a ventilação do local tende a ser menor”.

“Em caso de suspeita de inalação, ligue 112”, rematou.

De notar que, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os termómetros vão voltar a subir ligeiramente na semana entre 7 e 15 de janeiro, com as temperaturas máxima a variar entre os "9 e 13 °C no interior Norte e Centro e entre 13 a 18 °C no restante território do continente". Por seu turno, "as temperaturas mínimas irão variar entre 3 e 13 °C, sendo mais baixas interior Norte e Centro".

O organismo apontou ainda que "haverá um desagravamento significativo das condições meteorológicas" na segunda-feira, dia 9 de janeiro, podendo, no entanto, ocorrer "precipitação fraca".

Contudo, são previstos novos períodos de precipitação entre terça e sexta-feira da próxima semana, "com quantidades significativamente inferiores às que se irão registar no fim de semana de 7 e 8 de janeiro", sendo mais frequente no Litoral Norte e Centro.

Leia Também: Norte e Centro sob aviso laranja por causa de novas chuvas fortes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório