A assinatura do auto de consignação da empreitada com a empresa Edilages está agendada para esta sexta-feira, às 11h00, no salão nobre do edifício que será intervencionado e que data de 1916.
Os Paços do Concelho de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, foram desenhados pelo arquiteto Francisco d'Oliveira Ferreira, responsável por obras icónicas como o Sanatório Marítimo de Francelos e o café A Brasileira, no Porto.
Em causa está uma obra orçada em 3,2 milhões de euros que obrigará cerca 90 pessoas a trabalhar temporariamente num edifício alugado junto ao Jardim do Morro.
O antigo edifício do ISLA vai acolher a vereação e os funcionários dos gabinetes técnicos.
Informação remetida à agência Lusa refere que a intervenção deve começar "em breve".
A autarquia acrescenta que as obras de reabilitação previstas abrangem a generalidade do piso térreo e dos primeiro e segundo andares.
"Mas irá procurar-se minimizar a intervenção ao mínimo indispensável nas áreas do átrio, escadaria principal e salão nobre, onde se situam os elementos arquitetónicos mais relevantes e que se encontram globalmente em bom estado de conservação", lê-se na informação.
É objetivo desta obra implementar soluções que possibilitem a acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida, bem como a instalação, no salão nobre, de sistema de distribuição de som, vídeo e para projeção, entre outros aspetos.
O projeto também prevê a manutenção de elementos de construção e revestimentos interiores do edifício, remodelação das infraestruturas elétricas e hidráulicas, reabilitação de todas as madeiras interiores e remodelação das zonas de circulação.
Implantado num terreno de "gaveto", o edifício foi trabalhado para os dois eixos viários que o servem.
A 22 de novembro de 2021, no final de uma reunião de câmara que serviu para lançar o concurso da empreitada, em declarações aos jornalistas, o presidente da autarquia, Eduardo Vítor Rodrigues, disse que a obra estaria concluída em meados de 2024.
Eduardo Vítor Rodrigues contou que "durante anos foram feitas obras de manutenção que violaram a originalidade do edifício" e garantiu que, nesta intervenção, a traça original será mantida.
"É uma reabilitação funcional, mantendo a traça. Este é um edifício icónico de Gaia, desenhado pelo arquiteto Oliveira Ferreira. Toda a parte tecnológica, de fios, está num processo de degradação acentuado", disse o autarca.
Leia Também: Hospital de Gaia aguarda relatório sobre morte de recém-nascido em 2021