Forças portuguesas na RCA visitadas por representante da ONU
Mais de 200 militares portugueses estão empenhados no país.

© Facebook / Exército
As forças portugueses mobilizadas na República Centro-Africana (RCA) foram visitadas, em dezembro, pelo subsecretário-geral das Nações Unidas, Jean-Pierre Lacroix.
Numa publicação no Facebook, o Exército Português escreveu que a Força de Reação Rápida, que faz parte da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA), acolheu a visita do representante da ONU no passado dia 20 de dezembro, no Campo de M'Poko.
M'Poko é uma das várias prefeituras da RCA, localizada no sul do país, situado no coração do continente africano.
"Jean-Pierre Lacroix foi recebido com as honras regulamentarmente executadas pelos militares portugueses da 12ª FND na MINUSCA, seguindo-se uma apresentação sobre o Campo M’Poko, realizado nas instalações do Contingente Português, e uma visita aquele campo e, posteriormente, ao Campo de Super M’Poko Greenfield, onde está a ser construído o novo campo destinado à Força de Reação Rápida da MINUSCA", contou o ramo das Forças Armadas.
A RCA é um dos países que mais tem preocupado as autoridades europeias, devido às relações entre a Rússia e o governo de Bangui. A França acusa a RCA de se aliar ao grupo Wagner, a milícia armada que tem levado a cabo os interesses do Kremlin em países como o Mali e Moçambique, combatendo também do lado dos russos na Ucrânia.
É também na RCA que se encontra uma das principais missões de Portugal pela ONU. Segundo o Estado-Maior-General das Forças Armadas, estão empenhados na RCA 221 militares portugueses e 45 meios.
Leia Também: RCA. 215 militares portugueses partem hoje para missão da ONU
Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Comentários
Regras de conduta dos comentários