Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Forças portuguesas na RCA visitadas por representante da ONU

Mais de 200 militares portugueses estão empenhados no país.

Forças portuguesas na RCA visitadas por representante da ONU
Notícias ao Minuto

19:25 - 03/01/23 por Notícias ao Minuto

País República Centro-Africana

As forças portugueses mobilizadas na República Centro-Africana (RCA) foram visitadas, em dezembro, pelo subsecretário-geral das Nações Unidas, Jean-Pierre Lacroix.

Numa publicação no Facebook, o Exército Português escreveu que a Força de Reação Rápida, que faz parte da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA), acolheu a visita do representante da ONU no passado dia 20 de dezembro, no Campo de M'Poko.

M'Poko é uma das várias prefeituras da RCA, localizada no sul do país, situado no coração do continente africano.

"Jean-Pierre Lacroix foi recebido com as honras regulamentarmente executadas pelos militares portugueses da 12ª FND na MINUSCA, seguindo-se uma apresentação sobre o Campo M’Poko, realizado nas instalações do Contingente Português, e uma visita aquele campo e, posteriormente, ao Campo de Super M’Poko Greenfield, onde está a ser construído o novo campo destinado à Força de Reação Rápida da MINUSCA", contou o ramo das Forças Armadas. 

A RCA é um dos países que mais tem preocupado as autoridades europeias, devido às relações entre a Rússia e o governo de Bangui. A França acusa a RCA de se aliar ao grupo Wagner, a milícia armada que tem levado a cabo os interesses do Kremlin em países como o Mali e Moçambique, combatendo também do lado dos russos na Ucrânia.

É também na RCA que se encontra uma das principais missões de Portugal pela ONU. Segundo o Estado-Maior-General das Forças Armadas, estão empenhados na RCA 221 militares portugueses e 45 meios.

Leia Também: RCA. 215 militares portugueses partem hoje para missão da ONU

Recomendados para si

;
Campo obrigatório