Forças portuguesas na RCA visitadas por representante da ONU

Mais de 200 militares portugueses estão empenhados no país.

Notícia

© Facebook / Exército

Notícias ao Minuto
03/01/2023 19:25 ‧ 03/01/2023 por Notícias ao Minuto

País

República Centro-Africana

As forças portugueses mobilizadas na República Centro-Africana (RCA) foram visitadas, em dezembro, pelo subsecretário-geral das Nações Unidas, Jean-Pierre Lacroix.

Numa publicação no Facebook, o Exército Português escreveu que a Força de Reação Rápida, que faz parte da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA), acolheu a visita do representante da ONU no passado dia 20 de dezembro, no Campo de M'Poko.

M'Poko é uma das várias prefeituras da RCA, localizada no sul do país, situado no coração do continente africano.

"Jean-Pierre Lacroix foi recebido com as honras regulamentarmente executadas pelos militares portugueses da 12ª FND na MINUSCA, seguindo-se uma apresentação sobre o Campo M’Poko, realizado nas instalações do Contingente Português, e uma visita aquele campo e, posteriormente, ao Campo de Super M’Poko Greenfield, onde está a ser construído o novo campo destinado à Força de Reação Rápida da MINUSCA", contou o ramo das Forças Armadas. 

A RCA é um dos países que mais tem preocupado as autoridades europeias, devido às relações entre a Rússia e o governo de Bangui. A França acusa a RCA de se aliar ao grupo Wagner, a milícia armada que tem levado a cabo os interesses do Kremlin em países como o Mali e Moçambique, combatendo também do lado dos russos na Ucrânia.

É também na RCA que se encontra uma das principais missões de Portugal pela ONU. Segundo o Estado-Maior-General das Forças Armadas, estão empenhados na RCA 221 militares portugueses e 45 meios.

Leia Também: RCA. 215 militares portugueses partem hoje para missão da ONU

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas