Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 21º

RCA. 215 militares portugueses partem hoje para missão da ONU

Uma força de 215 militares portugueses, na sua maioria tropas especiais paraquedistas do Exército, partem hoje para a República Centro Africana para integrar a missão da Organização das Nações Unidas (ONU) naquele país.

RCA. 215 militares portugueses partem hoje para missão da ONU
Notícias ao Minuto

13:38 - 15/11/22 por Lusa

País República Centro-Africana

De acordo com informação divulgada pelo Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) a 12ª Força Nacional Destacada, comandada pelo tenente-coronel Laranjeiro Neto, é composta por 215 militares que irão integrar a Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA).

"Na sua maioria Tropas Especiais Paraquedistas do Exército Português, incluindo, também, militares de outras Unidades do Exército, que reforçam a sua capacidade operacional, um militar da Marinha Portuguesa e três militares da Força Aérea Portuguesa, que constituem uma Equipa de Controlo Aéreo Tático", lê-se num comunicado enviado à imprensa.

A cerimónia de despedida realiza-se hoje, pelas 16h00, no Regimento de Transportes, em Lisboa, e vai contar com a presença do secretário de Estado da Defesa Nacional, Marco Capitão Ferreira, bem como do Chefe do Estado-Maior do Exército, general José Nunes da Fonseca, do Chefe do Estado-Maior do Comando Conjunto para as Operações Militares, vice-almirante Nobre de Sousa, do Diretor de Operações Aéreas, brigadeiro-general João Gonçalves, entre outras entidades.

A MINUSCA é uma das missões internacionais nas quais Portugal tem uma maior presença militar.

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) renovou na segunda-feira, por mais um ano, a missão na República Centro-Africana (MINUSCA), tendo sido prorrogada até 15 de novembro de 2023.

O projeto de resolução, que renova o mandato da MINUSCA por um período de um ano dentro do seu atual teto de 14.400 militares e 3.020 polícias, obteve 12 votos a favor e três abstenções.

Atualmente, segundo o 'site' oficial do EMGFA, na República Centro Africana estão empenhados no âmbito da MINUSCA 251 militares portugueses e 45 meios.

Leia Também: AIE: Embargo a petróleo e derivados russos vai subir tensão no mercado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório