Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Transportes da Guarda com novas linhas e horários a partir de janeiro

O município da Guarda, através do seu Serviço de Transportes Urbanos da Guarda (STUG), inicia, em janeiro, "uma nova etapa com novos horários, mais frequência de carreiras e novas linhas urbanas nos transportes públicos", foi hoje anunciado.

Transportes da Guarda com novas linhas e horários a partir de janeiro
Notícias ao Minuto

15:32 - 27/12/22 por Lusa

País Guarda

"Com autocarros renovados e uma imagem nova, o município da Guarda entra em 2023 a apostar numa maior mobilidade na cidade mais alta, colocando em funcionamento cinco linhas. São elas: Azul, entre as Covas e o Campus do IPG; Verde, entre o Carapito e Alfarazes; Amarela, entre a Rua Manuel Conde e o Campus do IPG; Laranja, entre o Bairro do Torrão e a Plataforma Logística; e Vermelha, que circula apenas no centro da cidade", adiantou a autarquia em comunicado.

Segundo a nota, com as medidas anunciadas o município pretende "chegar a mais munícipes" e servir "melhor quem já usa o transporte público/coletivo urbano nas suas deslocações na cidade".

"Esta é uma mudança que se iniciou em novembro último com a criação de uma nova marca: STUG, a requalificação do parque automóvel, a restruturação da bilhética e a abertura de um novo posto de venda de bilhetes e passes no Centro Coordenador de Transportes", lê-se.

A autarquia lembra que os veículos da rede urbana também já garantem um sistema de acessibilidade e transporte mais inclusivo, garantindo o acesso a pessoas com mobilidade reduzida.

"A curto prazo, está ainda prevista a implementação de um sistema de informação em tempo real nos abrigos/paragens de toda a rede. A ideia é que através de um 'display' eletrónico, o utilizador dos transportes consiga perceber o tempo de espera do próximo autocarro, identificado por linha", um projeto que corresponde a um investimento de cerca de 400 mil euros, financiado em 85% por fundos europeus.

Segundo a autarquia da cidade mais alta do país, "uma rede de transportes mais abrangente é sinónimo de uma franca melhoria da qualidade de vida, uma vez que permite um menor uso do automóvel e possibilita que os centros urbanos se tornem mais benéficos para peões e outros transportes alternativos mais amigos do ambiente, através de uma menor circulação de veículos nas estradas".

"Numa altura em que as alterações climáticas ditam mudanças de paradigma na forma como vivemos e vivenciamos as cidades, é importante apostar em meios coletivos de transporte, poupando energia e evitando maior poluição", rematou.

Os horários e as linhas do STUG podem ser consultados a partir da plataforma https://transportes.mun-guarda.pt.

Leia Também: Guarda adquire 7 imóveis para habitação social e 2 para fins culturais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório