O Pelotão de Atiradores Mecanizado de Rodas do Exército Português participou, recentemente, no exercício 'Black Scorpion 22.8', que decorreu na região central da Roménia, informa uma nota publicada no site do referido ramo das Forças Armadas.
Tratou-se de uma atividade de treino organizada pelo 20.º Batalhão de Infantaria da 'Multinational Brigade South-East', e teve como principal objetivo a "validação das unidades escalão secção em operações ofensivas, defensivas e de combate em ambiente urbano".
O exercício contou ainda com a participação de unidades militares do Exército Romeno, dos Estados Unidos da América, da França e da Polónia.
Nesse momento, os militares portugueses, pertencentes à 2.ª Força Nacional Destacada na Roménia, tiveram a oportunidade de trabalhar lado a lado com forças romenas e americanas, "na validação das tarefas e na partilha de conhecimentos das diferentes técnicas, táticas e procedimentos, num ambiente multinacional exigente e desafiador", explica a mesma nota.
A 2.ª Força Nacional Destacada na Roménia, recorde-se, é composta por elementos provenientes de várias unidades militares, maioritariamente do Exército, da Marinha e da Força Aérea, totalizando um efetivo de 211 militares. Tem como missão "reforçar a presença de forças na região sudeste da Aliança" Atlântica e "contribuir para a postura de dissuasão e defesa territorial desta organização internacional".
Leia Também: Ucrânia. Tropas russas concentradas em capturar Donetsk