O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) vai ter um Centro de Ciência e Inovação, que terá direito a um edifício construído de raiz, onde "serão centralizados ensaios clínicos com medicamentos inovadores em ambiente de ambulatório".
O anúncio é feito pelo próprio CHUSJ em comunicado, revelando que "esta estrutura, que estará concluída no segundo semestre de 2023", e que "está orçada em mais de 200 mil euros", vai "otimizar as condições logísticas para a realização de ensaios clínicos, tornando o CHUSJ ainda mais competitivo na Europa para a captação de novos ensaios clínicos em áreas de elevada diferenciação".
“O CHUSJ, neste momento, tem 95 ensaios clínicos ativos. É possível, com pragmatismo e empenho, duplicar estes valores, com excelentes ganhos em saúde para os doentes, mas também para a instituição e para o país. É o momento certo para avançar, com o apoio generoso e inexcedível dos Mecenas do projeto”, destaca Maria João Baptista, diretora clínica do CHUSJ, citada no comunicado.
Os ensaios clínicos são, argumenta o CHUSJ, "o meio de transpor o resultado da mais avançada investigação biomédica laboratorial para a realidade clínica, permitindo testar novas formas de tratar ou prevenir doenças, frequentes e raras".
Leia Também: Hospital de São João recebe 500 pedidos de consulta de psicologia por mês