Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Falta de médicos no concelho preocupa autarca alentejano de Mértola

O presidente da Câmara de Mértola (Beja), Mário Tomé, admitiu hoje estar preocupado com a "falta de profissionais" no centro de saúde local, estando o município "em conversações" com dois médicos para trabalharem no concelho.

Falta de médicos no concelho preocupa autarca alentejano de Mértola
Notícias ao Minuto

22:11 - 19/12/22 por Lusa

País Mértola

"Estamos em negociação direta com dois médicos", disse à agência Lusa o presidente da autarquia, Mário Tomé (PS), acrescentando que o objetivo é que a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo (ULSBA), gestora do hospital de Beja e de 13 centros de saúde, "os possa contratar".

Segundo o eleito, e após os dois médicos serem contratados pela USLBA, a Câmara de Mértola irá assegurar "uma compensação, quer a nível de alojamento ou de transporte", no sentido de os profissionais se fixarem no município alentejano.

Para Mário Tomé, a câmara municipal está a realizar este "esforço" por estar "em causa a saúde dos seus munícipes", apesar de este ser um "papel do Governo central".

Em comunicado enviado à Lusa, a Câmara de Mértola referiu que os problemas no centro de saúde local "se arrastam há vários meses", com "a situação a agravar-se desde a aposentação recente de uma médica".

Por isso, acrescentou no comunicado, "é necessário programar e acautelar situações já identificadas e que deixam a descoberto os cuidados de saúde básicos num concelho com as vicissitudes" de Mértola.

"O estado do país, a nível de Saúde, é muito mau e nunca se deveria ter deixado chegar a este nível", reforçou Mário Tomé.

O autarca lembrou que, para minimizar esta situação, a câmara municipal já deu "um conjunto de passos" junto da administração da ULSBA e da direção do Centro de Saúde de Mértola.

O município também enviou uma missiva para o Ministério da Saúde, "com o enquadramento do ponto de situação em Mértola", onde manifestou a sua "preocupação extrema e desagrado total" com o estado do setor no concelho.

Leia Também: Mértola recebe 10 dias de 'Arte Non Stop'

Recomendados para si

;
Campo obrigatório