Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 17º

Autarquia de Lisboa cria 'Equipa de Missão' para avaliar danos das cheias

A decisão surge depois das fortes chuvadas que se registaram, essencialmente, na noite de quarta para quinta-feira.

Autarquia de Lisboa cria 'Equipa de Missão' para avaliar danos das cheias
Notícias ao Minuto

23:27 - 09/12/22 por Notícias ao Minuto

País Inundações

O presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, vai criar uma 'Equipa de Missão' para "avaliação dos danos provocados pelas condições meteorológicas extremas ocorridas em Lisboa" nos dias 7 e 8 de dezembro, informa um comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso.

A decisão surge depois das fortes chuvadas que se registaram, essencialmente, na noite de quarta para quinta-feira, terem causado graves inundações na região de Lisboa, que resultaram em danos consideráveis em habitações, estabelecimentos comerciais e viaturas. Tiveram lugar ainda cortes de de estradas, túneis e acessos a estações de transporte

Há ainda a registar a morte de uma senhora, de 75 anos de idade, em Algés, com dezenas de outras a terem ficado desalojadas no distrito.

A notícia foi avançada pela autarquia no mesmo dia em que alertou para a chuva "persistente e por vezes forte" que é esperada para a noite de sábado, tendo pedido à população para tomar medidas de precaução.

"Considerando que o IPMA (Instituto Português do Mar e da Atmosfera) colocou o distrito de Lisboa sob aviso amarelo, com período mais crítico entre as 22h do dia 10 de dezembro e as 6h do dia 11, onde se espera precipitação persistente e por vezes forte, a Câmara Municipal de Lisboa apela à população para que tome precauções", pode ler-se numa primeira nota enviada às redações.

Por essa via, a autarquia garantiu ainda que os agentes de Proteção Civil da cidade, bem como os serviços operacionais municipais e das Juntas de Freguesia, estão "de prevenção para a mais pronta resposta à cidade" em caso de novos fenómenos de cheias.

Leia Também: Autoridades resgatam animais domésticos durante cheias em Loures

Recomendados para si

;
Campo obrigatório