Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Todo o país sob aviso amarelo devido à chuva. Fim de semana traz neve

IPMA colocou ainda Lisboa, Setúbal, Beja e Faro sob aviso amarelo devido à agitação marítima.

Todo o país sob aviso amarelo devido à chuva. Fim de semana traz neve
Notícias ao Minuto

10:31 - 09/12/22 por Tomásia Sousa

País Mau tempo

Todos os distritos do continente estão sob aviso amarelo até às 15h desta sexta-feira devido à chuva, por vezes forte, "podendo ser acompanhada de trovoada e de rajadas fortes de vento".

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou ainda todo o litoral a sul do Tejo sob aviso amarelo por causa da agitação marítima. O aviso está em vigor até às 18h nos distritos de Lisboa, Setúbal, Beja e Faro.

O fim de semana traz também novos avisos para as terras altas, desta vez devido à neve. Guarda, Castelo Branco, Vila Real e Viseu podem pintar-se de branco na noite de sábado para domingo, devido à previsão de queda de neve acima de 1.100 metros, com acumulação acima de 1.200 metros, que poderá ser de 5 centímetros.

Este aviso vai estar em vigor naqueles quatro distritos entre as 21h de sábado e as 6h de domingo e o IPMA alerta para a possibilidade do condicionamento de vias, danos em estruturas ou árvores ou de abastecimentos locais serem prejudicados.

Quanto a temperaturas, o fim de semana traz ainda mais frio. A previsão do IPMA é de descida de temperatura, em especial no Norte e Centro, com as mínimas a oscilar no sábado entre os 4ºC e os 5ºC no Norte e a chegar mesmo a 1ºC na Guarda. 

No que diz respeito às máximas, vão variar entre os 9ºC em Bragança e Viseu e os 18ºC em Sagres.

Domingo deverá haver uma pequena subida da temperatura máxima, exceto no nordeste transmontano e Beira Alta, com os termómetros a atingir os 21ºC no Algarve e os 19ºC em Lisboa e no Alentejo. Em Braga e no Porto, as máximas não devem ir além dos 14 graus.

Leia Também: Mau tempo. País registou 100 ocorrências durante a noite desta 6.ª-feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório