Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Encontrado corpo de jovem militar apanhada por onda na Póvoa de Varzim

Oito jovens militares foram, esta sexta-feira, apanhados pelas ondas na praia da Lagoa, na Póvoa de Varzim. Sete conseguiram sair pelo próprio pé, mas uma jovem de 20 anos permanecia desaparecida.

Encontrado corpo de jovem militar apanhada por onda na Póvoa de Varzim

O corpo da jovem militar desaparecida após ter sido apanhada por uma onda na madrugada desta sexta-feira, na praia da Lagoa, Póvoa de Varzim, foi encontrado. A notícia é avançada pela CNN Portugal, que acrescenta que o corpo foi arrastado para a praia ao lado de onde a jovem desaparecera. 

O corpo da militar, de 20 anos, chegou a estar no areal, mas foi arrastado novamente para o mar pelas ondas, até ser resgatado por um mergulhador.

Já segundo a agência Lusa, o helicóptero da Força Aérea Portuguesa que operava nas buscas retirou do mar um cadáver cerca das 16h00.

Segundo observou a Lusa no local, o corpo foi localizado na água cerca de meia hora antes do resgate, que foi posteriormente efetuado por um mergulhador que saiu do helicóptero.

Segundo avançou esta manhã o capitão da Capitania do Porto da Póvoa de Varzim, Ferreira Teles, oito jovens "militares do exército que estavam em formação na Escola dos Serviços do Exército" foram apanhados pelas ondas na praia da Lagoa.

Segundo a autoridade, o alerta foi dado pelas 4h48 para um acidente na praia da Lagoa, "com oito jovens que terão ido molhar os pés e uma que estava desaparecida".

O Exército adiantou que os oito militares "saíram de um estabelecimento de diversão noturna, onde se deslocaram para convívio social, e decidiram ir até junto da linha de água da praia da Lagoa na Póvoa de Varzim", tendo sido arrastados por uma onda.

Sete das vítimas conseguiram regressar a terra, excetuando a jovem de 20 anos, cujo corpo foi agora encontrado.

Os sete militares foram encaminhados para o Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim, onde, segundo fonte da unidade, deram entrada "com lesões musculares, hipotermia, num quadro traumático violento em termos emocionais, mas nenhum em risco de vida".

Até ao início da tarde, três das vítimas tinham sido transferidas para o Hospital Militar do Porto para "continuarem a ser vigiadas", três tinham recebido alta e uma permanecia em observação no Centro Hospitalar da Póvoa de Varzim.

Num ponto se situação feito pelas 13h15, o comandante local da Polícia Marítima considerou que "a tragédia podia ter sido maior, mas sobretudo evitada".

A Autoridade Marítima Nacional efetuou diversos avisos devido à agitação marítima e apelou aos cidadãos [para] que tenham uma cultura de segurança, para evitar o risco. Estamos no inverno, o mar tem muita energia e qualquer passeio na praia, junto ao mar, pode ser fatal", alertou o responsável da Capitania da Póvoa de Varzim.

Sobre este incidente, Ferreira Teles informou que "será feito um inquérito e caberá ao Ministério Público mandar o órgão de policial criminal fazer as investigações".

[Notícia atualizada às 16h22]

Leia Também: Buscas por militar desaparecida na Póvoa de Varzim reforçadas esta tarde

Recomendados para si

;
Campo obrigatório