Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Fachada da AR iluminada de laranja pela violência contra as mulheres

A informação foi avançada pelo Presidente da Assembleia da República, que avança que a iluminação acontece através de uma das iniciativas das Nações Unidas, a OrangeTheWorld. 

Fachada da AR iluminada de laranja pela violência contra as mulheres
Notícias ao Minuto

10:18 - 25/11/22 por Notícias ao Minuto

País Assembleia da República

Por ocasião do Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que se assinala esta sexta-feira, a Assembleia da República (AR) vai iluminar a fachada do Palácio de São Bento a cor laranja durante o dia, para dar visibilidade à causa.

A informação foi avançada pelo Presidente da AR na rede social Twitter, que refere que a iluminação acontece através de uma das iniciativas das Nações Unidas, a OrangeTheWorld. 

"A Assembleia da República, que representa todos os portugueses na sua diversidade, não podia deixar de associar-se a este Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres dizendo presente. Faremos tudo que estiver ao nosso alcance para terminar este flagelo que é a violência contra as mulheres", declarou Santos Silva.

A segunda figura do Estado defendeu ainda que "é de direitos humanos que se trata. A violência contra as mulheres é absolutamente inaceitável em qualquer das suas formas, física, psicológica e sexual".

"É uma realidade dramática do mundo de hoje, também aqui em Portugal, mas é uma realidade que nós não podemos aceitar. A eliminação da violência contra as mulheres é uma responsabilidade de todos nós, das autoridades públicas mas também da sociedade civil, de cada uma e de cada um de nós", sustentou.

Em 2021, neste dia internacional instituído pelas Nações Unidas, também o Palácio de Belém foi iluminado de cor laranja, pelo mesmo motivo. Este ano, a Presidência da República comunicou que o Palácio não terá a habitual iluminação de Natal "nem outras simbólicas iluminações especiais", para poupança de energia.

Leia Também: Poupança de energia (também) chega a Belém. Não haverá luzes de Natal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório