Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Poupança de energia (também) chega a Belém. Não haverá luzes de Natal

Além disso, a iluminação noturna será reduzida para os "mínimos exigidos por razões de segurança" nos serviços da Presidência da República.

Poupança de energia (também) chega a Belém. Não haverá luzes de Natal
Notícias ao Minuto

13:15 - 10/11/22 por Beatriz Vasconcelos

Economia Presidência

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decidiu, esta quinta-feira, uma "série de medidas" de poupança de energia, num cenário de crise energética. Por este motivo, este ano não existirão as habituais luzes de Natal no Palácio de Belém e a iluminação vai ser reduzida para os mínimos exigidos por razões de segurança.

"O Presidente da República decidiu uma série de medidas de poupança de energia nos serviços da PR, que incluem a redução da iluminação noturna para os mínimos exigidos por razões de segurança. Neste contexto, não haverá este ano a habitual iluminação de Natal nos Palácios de Belém e da Cidadela de Cascais, nem outras simbólicas iluminações especiais", pode ler-se numa nota publicada no site da Presidência

Esta decisão, explica Marcelo, surge tendo "em conta a atual situação no mercado energético, tendo como consequência aumentos de custos muito elevados quer para as Famílias, quer para as Empresas, que impõem redução de consumos, também por razões climáticas". 

Há várias autarquias e empresas que estão também a aderia à poupança energética, com a redução dos horários das iluminações.  

Aliás, no final de setembro, recorde-se, foi publicado em Diário da República o despacho que procedeu à definição de "medidas preventivas" na área energética que permitam responder à situação atual e a eventuais disrupções futuras. Entre elas está um plano de poupança de energia, que contém "maioritariamente recomendações", mas será monitorizado e pode evoluir para medidas obrigatórias.

No final de outubro, o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, disse que as medidas de poupança de energia recomendadas pelo Governo no âmbito do plano nacional têm sido "aceites" pelos vários setores e estão a produzir resultados. 

Leia Também: Von der Leyen quer acelerar projetos de renováveis na UE

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório