Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

Medidas de poupança de energia "têm sido aceites e produzido resultados"

Ministro do Ambiente assegura que o consumo de gás tem vindo a ser reduzido.

Medidas de poupança de energia "têm sido aceites e produzido resultados"
Notícias ao Minuto

09:45 - 27/10/22 por Notícias ao Minuto

Economia Duarte Cordeiro

O ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, disse esta quinta-feira que as medidas de poupança de energia recomendadas pelo Governo no âmbito de um plano nacional têm sido "aceites" pelos vários setores e estão a produzir resultados. 

"Temos estado a adotar medidas de várias dimensões. Por um lado temos estado a acelerar a produção de energia renovável, tudo o que significa solar e, com isso, acrescentar capacidade ao sistema. Por outro lado, temos procurado adotar medidas de poupança de energia, aprovámos um plano nacional de poupança de energia para os próximos dois anos, com medidas para vários setores económicos que têm sido aceites e produzido resultados. Estamos a reduzir o nosso consumo de gás, comparando com o ano passado, nos setores não convencionais", disse Duarte Cordeiro, em declarações transmitidas pela CNN Portugal, em Lisboa. 

O ministro do Ambiente reiterou que tem sido feito um trabalho de "diversificação de fornecedores", apesar de já ter garantido que não há escassez de gás no mercado

No final de setembro, recorde-se, foi publicado em Diário da República o despacho que procedeu à definição de "medidas preventivas" na área energética que permitam responder à situação atual e a eventuais disrupções futuras. Entre elas está um plano de poupança de energia, que contém "maioritariamente recomendações", mas será monitorizado e pode evoluir para medidas obrigatórias.

Questionado sobre o relatório da Relatório de Monitorização da Segurança de Abastecimento (RMSA), da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), que aponta para o risco de o sistema, já em 2023, não ter capacidade de resposta para toda a procura, o governante desdramatizou: 

"Importa contextualizar esse documento e os cenários extremos", disse o ministro do Ambiente, acrescentando que "esse cenário é muito difícil de acontecer".

Leia Também: Governo garante que interconexões elétricas continuam previstas

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório