Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

ASAE apreende 232 produtos da construção e da indústria mecânica

Como balanço da ação, foram fiscalizados 175 operadores económicos, tendo sido instaurados 12 processos de contraordenação.

ASAE apreende 232 produtos da construção e da indústria mecânica
Notícias ao Minuto

17:05 - 24/11/22 por Notícias ao Minuto

País ASAE

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), realizou, nas últimas semanas, uma operação de fiscalização - de norte a sul do País - direcionada à comercialização de produtos da construção e da indústria mecânica, nomeadamente ao nível de detetores autónomos de fumo e de serras circulares manuais e elétricas, disponibilizados no mercado, com o objetivo de verificar a sua conformidade com a legislação em vigor.

Como balanço da ação, revela a ASAE em comunicado, foram fiscalizados 175 operadores económicos, tendo sido instaurados 12 processos de contraordenação, "destacando-se como principais infrações a falta de elaboração pelo fabricante de declaração de desempenho do produto, a disponibilização no mercado de produtos da construção sem marcação CE, quando aplicável, a colocação de mercado e/ou entrada em serviço de máquinas que não cumprem as disposições legais, entre outras".

Foram ainda apreendidos 28 aparelhos elétricos de uso doméstico, 194 detetores de incêndio e 10 máquinas novas (serras), tudo num valor estimado de 6.900,00 euros, revela a missiva. 

A ASAE, garante, continuará a desenvolver ações de fiscalização, "no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança e verificação do cumprimento da regulamentação vigente".

Leia Também: ASAE faz um detido e apreende 23 leitões em Elvas por abate clandestino

Recomendados para si

;
Campo obrigatório