Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Atenção às lareiras. Eis como evitar intoxicação por monóxido de carbono

Centro de Medicina Subaquática e Hiperbárica da Marinha alertou para o aumento de casos devido à época do tempo frio.

Atenção às lareiras. Eis como evitar intoxicação por monóxido de carbono
Notícias ao Minuto

08:26 - 23/11/22 por Notícias ao Minuto

País CMSH

O Centro de Medicina Subaquática e Hiperbárica (CMSH) da Marinha alertou, esta terça-feira, para o aumento de casos de intoxicação pelo monóxido de carbono devido à época do tempo frio.

"Todos os invernos, o CMSH trata dezenas de famílias, vítimas de intoxicação pelo monóxido de carbono", lê-se numa nota publicada pela Marinha nas redes sociais.

O monóxido de carbono é um gás que não tem cheiro, cor nem sabor e que resulta da combustão incompleta, nomeadamente de esquentadores, braseiras ou lareiras com má extração e em ambientes fechados.

Segundo o CMSH, os sintomas iniciais da exposição são inespecíficos (náuseas, dor de cabeça) o que, "por vezes, leva a que não seja detetada precocemente, podendo evoluir para alterações do estado de consciência, desmaio e, eventualmente, morte".

Nesse sentido, o Centro de Medicina Subaquática e Hiperbárica aconselha a que "não se utilizem lareiras ou braseiras em espaços fechados ou mal arejados, que se garanta o correto funcionamento e extração dos esquentadores e que se pondere a utilização de detetores domésticos de monóxido de carbono".

"Em caso suspeito de intoxicação, abandone o local e dirija-se a um serviço de saúde ou contacte o INEM", alerta ainda.

Leia Também: Menina de 3 anos morre por não ser assistida devido à política zero Covid

Recomendados para si

;
Campo obrigatório