Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Menina de 3 anos morre por não ser assistida devido à política zero Covid

Criança foi vítima de envenenamento por monóxido de carbono, na cidade chinesa de Lanzhou, e não pôde ser assistida a tempo.

Menina de 3 anos morre por não ser assistida devido à política zero Covid
Notícias ao Minuto

16:11 - 03/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Covid-19

Uma menina de três anos morreu na cidade chinesa de Lanzhou, privada de cuidados de saúde devido à política de 'zero casos' de Covid. Tuo foi vítima de envenenamento por monóxido de carbono e não pôde ser assistida a tempo.

As autoridades chinesas apresentaram um pedido de desculpas, esta quinta-feira, pela morte da criança, após o pai ter reclamado da lentidão na prestação do socorro e pelo facto de não ter conseguido sair de casa devido ao confinamento imposto na cidade onde vive.

O caso gerou indignação entre os moradores. "Três anos de pandemia foram toda a sua vida", comentou um internauta.

Rapidamente, todos os comentários relativos a este incidente foram eliminados das redes sociais chinesas.

"Aceitamos sinceramente as críticas, bem como o controlo dos media e dos internautas (...) para evitar que tais acidentes voltem a acontecer", escreveu a polícia de Lanzhou, num pedido de desculpas inusitado.

Este incidente é o mais recente de uma série de emergências de saúde prejudicadas pelos confinamentos na China. No mês passado, a morte de uma jovem de 14 anos, privada de cuidados de saúde, também causou indignação no país. 

A altamente contagiosa variante Ómicron do novo coronavírus obrigou as autoridades chinesas à imposição de medidas de confinamento cada vez mais extremas e frequentes, para salvaguardar a estratégia de 'zero casos', assumida como um triunfo político pelo secretário-geral do Partido Comunista Chinês, Xi Jinping.

As autoridades de saúde do país reiteraram recentemente que a estratégia de 'zero casos' de Covid-19 é a "mais económica e científica", porque "deteta rapidamente novas infeções e contém a propagação ao menor custo e o mais rapidamente possível".

Ainda assim, a população tem-se queixado destas medidas já que, por vezes, causam escassez de alimentos e complicam o acesso a cuidados de saúde para pessoas necessitadas.

Leia Também: Cantão cancela 888 voos após detetar centenas de casos de Covid-19

Recomendados para si

;
Campo obrigatório