Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Operação internacional apreende 26.800 toneladas de produtos alimentares

Uma operação de fiscalização internacional resultou na apreensão de 26.800 toneladas de produtos alimentares ilícitos e de 15 milhões de litros de bebidas alcoólicas, indicou a Autoridade Tributária e Aduaneira num comunicado divulgado na segunda-feira.

Operação internacional apreende 26.800 toneladas de produtos alimentares
Notícias ao Minuto

17:47 - 18/11/22 por Lusa

País Autoridade Tributária

A "OPSON XI", organizada pela Europol, realizou-se entre os meses de dezembro de 2021 e maio de 2022 e tinha como objetivo "combater o comércio de produtos alimentares contrafeitos, adulterados e não conformes".

Segundo o comunicado, "os controlos positivos, comunicados por 26 dos países participantes", levaram àquelas apreensões, que no caso das bebidas alcoólicas foram maioritariamente de cerveja.

A nível nacional, a Autoridade Tributária e Aduaneira integrou a operação dadas as suas competências de controlo da fronteira externa, tendo sido impedida a entrada em Portugal "de aproximadamente 2,5 toneladas de produtos alimentares em situação irregular, com destaque para doces (produtos de confeitaria à base de chocolate) irregularmente declarados, batatas fritas contrafeitas, óleo alimentar, suplementos alimentares e medicamentos falsamente declarados como suplementos alimentares".

A operação contou com o apoio da Comissão Europeia, do Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO na sigla em inglês) e da Interpol, na coordenação das ações dos países participantes fora da UE.

Leia Também: Trio é detido por burlas com MBWay. Apreendidos mais de 30 telemóveis

Recomendados para si

;
Campo obrigatório