Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 17º

Câmara de Montemor-o-Novo reduz período da iluminação de Natal

A redução do período de funcionamento diário da iluminação de Natal em Montemor-o-Novo, no distrito de Évora, é uma das 15 medidas de poupança de energia adotadas pela câmara municipal, revelou hoje o presidente do município.

Câmara de Montemor-o-Novo reduz período da iluminação de Natal
Notícias ao Minuto

16:21 - 15/11/22 por Lusa

País Crise/Energia

Em declarações à agência Lusa, o autarca de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, indicou que o plano municipal para a poupança de energia arrancou no início deste mês e prolonga-se por um período indeterminado, devido à crise energética.

"Vamos tentar fazer uma poupança energética e também sensibilizar a população para fazer o mesmo. Queremos ir além da meta de 7% [de poupança energética] e, se chegarmos aos 10%, já será bom", afirmou o autarca.

Segundo o presidente do município, a iluminação de Natal em Montemor-o-Novo, cuja instalação já estava contratualizada antes da definição do plano, vai estar ligada das 18:00 às 22:00, nos dias de semana, e até às 24:00, às sextas e sábados.

A iluminação natalícia vai funcionar entre 01 de dezembro e 06 de janeiro de 2023.

Olímpio Galvão assinalou que, desde o início deste mês, a iluminação cénica de alguns edifícios municipais e do castelo da cidade está a ser desligada às 22:00, nos dias de semana, e às 24:00, às sextas e sábados.

O plano prevê também que a iluminação interior dos edifícios seja desligada sempre que o espaço não esteja em uso e após o horário de trabalho e seja promovida a utilização de luz natural, sempre que possível.

A temperatura dos equipamentos de climatização não deve ser inferior a 27.° no verão e superior a 19.° no inverno e os aparelhos devem permanecer desligados durante os períodos em que os espaços não sejam ocupados.

As portas e janelas devem estar fechadas enquanto a climatização estiver a funcionar e devem ser evitados, sempre que possível, a utilização de equipamentos de climatização pouco eficientes, como radiadores ou termoventiladores.

De acordo com o plano, será diminuída a temperatura da água nas piscinas cobertas e de aquecimento do ambiente onde se inserem as piscinas, sem colocar em causa o conforto térmico dos utentes.

Está ainda prevista a colocação de capas térmicas nas piscinas quando não estão em utilização para a redução das perdas térmicas.

Entre as medidas está ainda a sensibilização dos utilizadores dos edifícios municipais da influência dos seus comportamentos nos consumos energéticos e para a adoção de boas práticas e mudança de comportamentos.

Leia Também: "Luzes na rua no Natal dão votos aos autarcas mas são gastos inúteis"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório