Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

"Luzes na rua no Natal dão votos aos autarcas mas são gastos inúteis"

Um artigo de opinião da autoria de Joaquim Jorge, biólogo e fundador do Clube dos Pensadores.

"Luzes na rua no Natal dão votos aos autarcas mas são gastos inúteis"
Notícias ao Minuto

13:27 - 15/11/22 por Notícias ao Minuto

Política Artigo de opinião

"Tendo em conta a crise energética, sou a favor que se poupe na iluminação de Natal. O diretor da Agência Europeia para os direitos Fundamentais, Michael O´Flaherty, diz algo que é muito relevante, «há necessidades humanas básicas mais importantes do que ruas brilhantes».

A política é saber distinguir o essencial do acessório e fazer o possível com os meios ao seu alcance. Não é possível gastar tanto dinheiro em iluminação de Natal e as escolas não terem aquecimento. Não é possível gastar tanto dinheiro em iluminação de Natal e haver tantos sem-abrigo e pessoas com carências alimentares no limiar da pobreza.

Neste Natal, deve-se apostar na ajuda a famílias carenciadas. Reduzir ao mínimo a iluminação de Natal e utilizar a verba que sobra para apoiar famílias. Esse apoio deve verificar-se ao nível alimentar e de higiene.

É preciso bom senso e decência. Um dos direitos básicos e bem-estar humano é ter aquecimento em casa, ter de comer, limpeza e asseio. É fundamental estabelecer prioridades. Há necessidades básicas que são mais importantes do que ter ruas enfeitadas e cheias de luzes. 

Provavelmente, as luzes na rua no Natal dão votos aos autarcas, nas próximas eleições autárquicas, mas são gastos inúteis, somente para encher o olho. Mete-me muita confusão! Há outras necessidades numa cidade, numa localidade que devem ser prioritárias.

Se todas as autarquias investissem menos em coisas supérfluas e passassem a dar mais atenção àquilo que tem maior impacto na qualidade de vida das pessoas. 

Vamos ser pragmáticos e deixar-nos de falsas ações e voltar para a realidade. Alguém ficaria triste se não houvesse iluminação de Natal, se o dinheiro fosse bem aplicado? Claro que não.

Eu prefiro uma cidade limpa, sem buracos nas ruas, devidamente sinalizada, com proteção policial, ruas com o mínimo de luz para evitar assaltos, com IMI mais baixo, preço de água mais baixo, que abdicasse dos 5% do IRS para os munícipes e, por fim, saber que muitas famílias iriam ter uma consoada digna de qualquer ser humano.

Gosto da alegria do Natal e das suas luzes, mas não concordo que as autarquias gastem tanto dinheiro com o Natal."

Recomendados para si

;
Campo obrigatório