Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Tratamento inovador em Israel pode salvar menino português

Tomás, de 11 anos, enfrenta uma leucemia mieloide.

Tratamento inovador em Israel pode salvar menino português
Notícias ao Minuto

09:39 - 15/11/22 por Notícias ao Minuto

País Leucemia

Tomás, que herdou o nome do pai, tem apenas 11 anos mas é já um autêntico guerreiro. Há um ano e meio que luta contra uma leucemia mieloide, uma leucemia mais rara do que as linfoblásticas, para a qual ainda não existem grandes opções terapêuticas.

Depois de dois tratamentos de quimioterapia, que se mostraram infrutíferos, o pai, que é médico intensivista, decidiu procurar pelo mundo novas soluções.

À CNN Portugal, Tomás Lamas confessou que esteve "mais de uma semana enfiado no escritório" a estudar o caso do filho, assim como a contactar "todos os centros a nível mundial".

De volta recebeu muitas respostas, mas nem todas positivas. Até que o médico hemato-oncologista Aarnan Nagler, do Sheba Hospital, em Tel-Aviv, Israel, levantou o véu da esperança.

"O Hospital Sheba está muito avançado na utilização de células Car-T. Já têm muita experiência em fazer este tratamento em crianças e estavam plenamente seguros em avançar", contou o pai de Tomás ao site do canal de televisão.

Tratamento com células Car-T

De acordo com a Associação Portuguesa Contra a Leucemia, o tratamento com células Car-T é uma forma de imunoterapia que utiliza o próprio sistema imunitário do doente para combater o cancro.

O sangue é recolhido do organismo do doente e filtrado através de uma máquina capaz de separar as células T das outras células sanguíneas. As células T são enviadas para laboratório, onde recebem um gene que promove a produção de recetores específicos nas respetivas superfícies, transformando-se assim em células Car-T. Em seguida, estas são administradas novamente no sangue do doente, tal como se fosse uma transfusão de sangue.

As células Car-T, tal como explica o vídeo que Tomás Lamas partilhou na conta de Instagram 'Batazu Family', criada para partilhar a história do filho, ligam-se às células tumorais e libertam uma substância que as ataca diretamente.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Batazu (@batazu_family)

Após 18 dias de tratamento, durante os quais foi submetido ao tratamento e que nem sempre foram fáceis, os médicos confirmaram que a leucemia de Tomás estava em remissão e a família teve autorização para regressar a casa. O menino aguarda agora o tão esperado transplante de medula.

'Batazu Family'

No Instagram, a família de Tomás, que tem mais três irmãos, já conta com quase 2 mil seguidores. O nome da conta, que soa estranho ao início, depressa entra no ouvido. Em italiano, Batazu significa combatente ou guerreiro. E é o que no fundo é esta família e todos aqueles que lutam contra esta doença.

A ideia de documentar os tratamentos nas redes sociais surgiu ainda em Portugal, mas ganhou mais relevância quando começaram os tratamentos de Tomás em Israel. No fundo, o objetivo é incentivar (e dar esperança) a outras famílias que passam pelo mesmo.

Entretanto, a 'Batazu Family' também começou a ser uma fonte de entretenimento, principalmente para pai e filho. Nela, a família partilha não só os últimos desenvolvimentos do tratamento, como os pontos altos da sua estadia em Israel, desde mergulhos em águas cristalinas a passeios pelo deserto.

Leia Também: Inês tem leucemia terminal e quer 40 mil seguidores. Vamos ajudá-la?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório