Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Inês tem leucemia terminal e quer 40 mil seguidores. Vamos ajudá-la?

Adolescente, natural do Porto, quer chegar aos 40 mil seguidores no Instagram e aos 35 mil no TikTok.

Inês tem leucemia terminal e quer 40 mil seguidores. Vamos ajudá-la?
Notícias ao Minuto

11:54 - 10/10/22 por Natacha Nunes Costa

País Leucemia

Inês tem 17 anos e mais de 30 mil seguidores, neste momento, no TikTok. Algo que até pode ser considerado comum para os adolescentes, mas a vida desta jovem, natural da cidade do Porto, é tudo menos simples. Tem uma leucemia terminal e restam-lhe poucos meses de vida.

Apesar disso, Inês enfrenta a doença (e a vida) com uma coragem desarmante. À sua página de TikTok chamou 'A Morrer Comigo'. São vídeos e vídeos a completar desafios, a partilhar o seu dia-a-dia, em casa e no hospital, a dar força a jovens que passam por situações semelhantes à dela. A dar lições de aceitação.

Em entrevista à Notícias Magazine, Nini, como é carinhosamente chamada pelos mais próximos, revelou que é fã de livros e de legos, que gosta de escrever e de bebés. Que é louca pelo F.C Porto. Algo que não é difícil de adivinhar. Basta entrar nas suas redes sociais para perceber como é importante para ela o clube da Invicta. No Instagram tem até uma fotografia com Pinto da Costa.

Nessa mesma rede social, quem percorre a sua galeria de fotos, vê Inês sempre com um sorriso. Um sorriso de orelha a orelha que transmite leveza, serenidade e felicidade.

Contudo, a vida de Inês nunca foi fácil. Nasceu com neurofibrose, uma doença genética rara que pode provocar o aparecimento de tumores e aos dois anos apareceu-lhe o primeiro cancro. Nas vias óticas. Até aos quatro anos esteve em tratamentos e acabou por ficar cega do olho direito.

Já em 2020, diagnosticaram-lhe leucemia mieloblástica aguda. Após meses de tratamentos e um transplante de medula a doença, julgou-se curada, mas a doença voltou pouco tempo depois ainda com mais força.

Perante isto, decidiu, com o apoio dos pais, parar os tratamentos e avançar para os cuidados paliativos, assim como aproveitar a vida até ao último suspiro. Convívios, idas ao futebol, viagens e até um encontro com o Papa Francisco, são apenas algumas das aventuras de Inês.

Mas Nini quer mais. Não desiste, nunca. Agora o desafio é atingir 35 mil seguidores no TikTok (já são mais de 30 mil) e 40 mil na sua conta de Instagram. Nada impossível, para uma jovem com tanta força como ela.

Ao longo dos últimos dias, desde que exprimiu este desejo nas redes sociais, o post de Inês já foi partilhado por várias caras conhecidas como a apresentadora da RTP Tânia Ribas de Oliveira, a ativista Francisca de Magalhães Barros, o kickboxer e rapper português Diogo tKD Calado e o comediante Nuno Markl.

Vamos também nós ajudar Inês a concretizar este sonho?

Leia Também: "Taxa de cura nas leucemias linfoblásticas agudas das crianças é de 90%"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório